| Élément Dublin Core | Valeur | Langue | 
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| dc.contributor.advisor | Diniz Rojas, Nilda Maria | - | 
| dc.contributor.author | Silva, Fernanda de Jesus da | - | 
| dc.date.accessioned | 2024-07-10T01:48:01Z | - | 
| dc.date.available | 2024-07-10T01:48:01Z | - | 
| dc.date.issued | 2024-07-09 | - | 
| dc.date.submitted | 2022-10-07 | - | 
| dc.identifier.citation | SILVA, Fernanda de Jesus da. Evolução biológica sob a perspectiva dos estudantes da rede pública do Distrito Federal. 2022. 85 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/48670 | - | 
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | A construção do conhecimento científico deve fazer parte da vida escolar dos(as) 
alunos(as) do Ensino Médio, para que se possa aumentar as chances dos alunos serem 
capazes de compreender o mundo em que estão inseridos. O conhecimento sobre 
Evolução Biológica faz parte desse contexto, embora o ensino desse tema apresente 
dificuldades que vão desde a prática docente e a qualidade do material didático às 
dificuldades de entendimento dos estudantes. Os objetivos deste trabalho foram os de 
identificar nível de conhecimento e o entendimento dos alunos (perfil) da Rede Pública 
do Ensino Médio do Distrito Federal acerca do processo de Evolução Biológica, 
identificar os materiais utilizados por professores e alunos em suas aulas para subsidiar 
a criação de um e-book paradidático com abordagem ao Ensino por Investigação para 
a Evolução Biológica. A pesquisa se deu a partir da coleta de dados usando questionário
semiestruturado, aplicado de modo remoto a estudantes do Ensino Médio da Rede 
Pública do Distrito Federal. Os dados foram analisados de modo qualitativo pela Análise 
Textual Discursiva e de forma quantitativa pela análise de proporções de Respostas às 
Questões Objetivas. A análise qualitativa se deu a partir de três questões subjetivas 
presentes no questionário, sobre cinco questionários escolhidos aleatoriamente por 
sorteio eletrônico. A análise das questões discursivas reforçou a hipótese inicial de que 
há um hiato no conhecimento dos alunos quanto à Evolução Biológica, sendo comum a 
confusão do processo evolutivo com um processo de melhora gradual (progresso), 
direcionado que permite que indivíduos se adaptem a mudanças do ambiente. O plágio 
de algumas das respostas recebidas também indicam insegurança dos estudantes com 
o tema. Também foi apontada preferência dos estudantes ao uso de materiais digitais 
e midiáticos, embora ainda seja frequente o uso do livro didático. Em contrapartida, os 
participantes percebem prevalência do uso do quadro pelo professor. As análises e 
conclusões sobre os dados da pesquisa embasou a elaboração de um produto 
pedagógico que é um livro digital, orientador do processo de ensino e aprendizagem
sobre Evolução na perspectiva do Ensino por Investigação. | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.title | Evolução biológica sob a perspectiva dos estudantes da rede pública do Distrito Federal | pt_BR | 
| dc.type | Dissertação | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Evolução Biológica | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Ensino investigativo | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | The construction of scientific knowledge must be part of the school life of the students 
at the High School, so that the chances of students being able to understand the world 
in which they are inserted. Knowledge about Biological Evolution is part of this context, 
although the teaching of this subject presents difficulties that go from the practical 
teacher and the quality of teaching material to difficulties in understanding students.
The objectives of this work were to identify the level of knowledge and understanding 
of the students (profile) of the Public High School Network of Federal District about the 
process of Biological Evolution, identify the materials used by teachers and students 
in their classes, to support the creation of a didactic e-book with an approach to 
teaching by Investigation for the Biological Evolution. The research was based on data 
collection using a questionnaire semi-structured, applied remotely to public high school 
students from the Federal District. Data were analyzed qualitatively by Textual Analysis 
Discursive and quantitatively by analyzing proportions of objective answers to 
questions. The qualitative analysis was based on three subjective questions present in 
the questionnaire, on five questionnaires chosen randomly by electronic lottery. The 
analysis of the discursive questions reinforced the initial hypothesis that there is a gap 
in the knowledge of the students about Biological Evolution, being common the 
confusion of the process evolutionary process with a process of gradual improvement 
(progress), directed that allows individuals adapt to changes in the environment. 
Plagiarism of some of the answers received also indicate insecurity of students with 
the theme. Was also pointed students' preference for the use of digital and media 
materials, although it is still frequent use of textbooks. On the other hand, the 
participants perceive the prevalence of use of the board by the teacher. The analyzes 
and conclusions about the research data were based on the elaboration of a 
pedagogical product that is a digital book, guiding the process of teaching and learning 
about Evolution from the perspective of teaching by inquiry. | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR | 
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
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