Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4836
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_CarolinaGrande.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoria Batista, Analía Laura-
dc.contributor.authorGrande, Carolina-
dc.date.accessioned2010-05-27T02:46:31Z-
dc.date.available2010-05-27T02:46:31Z-
dc.date.issued2010-05-27-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.citationGRANDE, Carolina. O trabalho e o afeto: prazer e sofrimento no trabalho dos professores da escola pública de Brasília 2009. 195 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4836-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2009.en
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o tema prazer e sofrimento na profissão docente de forma geral e mais especificamente no ensino médio da escola pública brasileira. O objetivo principal é comunicar os resultados da observação participante realizada pela autora com professores do turno vespertino de uma escola pública do Distrito Federal. Com base nas representações sociais sobre prazer e sofrimento construídas pelo grupo observado, buscou-se identificar quais fatores originam um e/ou outro destes sentimentos, ao mesmo tempo em que se analisa a utilização de mecanismos de enfrentamento da realidade cotidiana da organização do trabalho no contexto observado. Alicerçada na Psicodinâmica do Trabalho de Dejours, nos estudos de Moscovici sobre representações sociais e na aplicação “in loco” da metodologia do sociodrama pedagógico, a pesquisa de campo propiciou entender os vínculos entre prazer, sofrimento e a profissão docente; a influência dos fatores constitutivos da real organização do trabalho sobre a saúde dos professores participantes e a importância da subjetividade de cada um frente às oportunidades e dificuldades vivenciadas.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO trabalho e o afeto : prazer e sofrimento no trabalho dos professores da escola pública de Brasíliaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordSatisfação no trabalho - professoresen
dc.subject.keywordIdentidade socialen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
dc.location.countryBRAen
dc.description.abstract1This paper brings the theme pleasure and suffering in the teaching stuff, generally and specifically in the high school, in a state school. The main objective is comunicating the results of the participating observation made by the author with teachers who work in the afternoon work period in a state school of Distrito Federal. Based on the social representations about pleasure an suffering built by the group observed. Tried to identify which factors promote a and/ or other of those feelings. While its analysing the use of mechanisms of facing daily routine of work organization in the context observed. Rooted in the psychodynamics of work of Dejours in studies on social representations in Moscovici and application "spot" of the role of teaching methodology, the field research provided understanding the links between pleasure, pain and the teaching profession, the influence of the factors constituting the actual organization of work on the health of teachers involved and the importance of the subjectivity of each forward to the opportunities and difficulties experienced.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Brasília 50 anos

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.