Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48041
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_CentrosVivenciasLudicas.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSaraiva, Deise Avelina Felipe-
dc.contributor.authorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.date.accessioned2024-03-26T15:29:57Z-
dc.date.available2024-03-26T15:29:57Z-
dc.date.issued2024-01-23-
dc.identifier.citationSARAIVA, Deise Avelina Felipe; SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Centro de Vivências Lúdicas - Oficinas Pedagógicas (CVLOPs): a ludicidade na formação continuada de professores e professoras. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 9, e024004, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1498. Acesso em: 26 mar. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/48041-
dc.description.abstractEste artigo apresenta o percurso histórico dos Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O objetivo é apresentar elementos que constituem a trajetória histórica dos CVOLOPs. A questão central é: quais elementos constituem o percurso histórico do projeto de formação continuada proposto pelos CVLOPs? O referencial teórico baseia-se em D’Ávila (2006), Luckesi (2000), Marx (1980) e Menezes (2022). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, além da análise documental. A análise indicou quatro categorias: 1. As necessidades do trabalho docente como gênese dos CVLOPs; 2. A idealização de recursos lúdicos como centralidade da formação continuada; 3. O trabalho grupal como referência para a formação continuada; 4. A ludicidade como princípio para a formação docente. Por fim, é possível realizar a formação continuada docente numa perspectiva de ludicidade e de trabalho grupal.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCentro de Vivências Lúdicas - Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) : a ludicidade na formação continuada de professores e professoraspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordHistóriapt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordFormação continuadapt_BR
dc.rights.license(CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1498. Acesso em: 26 mar. 2024.pt_BR
dc.description.abstract1This article presents the historical trajectory of the Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) of the Secretaria de Educação do Distrito Federal. The objective is to present elements that constitute the historical trajectory of the CVLOPs. The central question is: what elements constitute the historical path of the continued education project proposed by CVLOPs? The theoretical framework is based on D’Ávila (2006), Luckesi (2000), Marx (1980) and Menezes (2022). This is a qualitative research of a bibliographic nature, in addition to documentary analysis. The analysis indicated four categories: 1. The needs of teaching work as the genesis of CVLOPs; 2. The idealization of recreational resources as a central aspect of continued education; 3. Group work as a reference for continued education; 4. Playfulness as a principle for teacher’s education. Finally, it is possible to make the continued teacher's education from a playfulness and group work perspective.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8827-0539pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/000-0002-9808-4577pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/48041/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.