| Campo DC  | Valor  | Lengua/Idioma  | 
| dc.contributor.author | Rodrigues, Valtemir dos Santos | - | 
| dc.contributor.author | Versuti, Andrea Cristina | - | 
| dc.date.accessioned | 2023-12-08T13:02:49Z | - | 
| dc.date.available | 2023-12-08T13:02:49Z | - | 
| dc.date.issued | 2022-02-02 | - | 
| dc.identifier.citation | RODRIGUES, Valtemir dos Santos; VERSUTI, Andrea Cristina. Transmidiação: uma tática enquanto formação de professores. Revista Concilium, v. 22, n. 1, p. 16-35, 2022. DOI:  https://doi.org/10.53660/CLM-084-106. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/84. Acesso em: 8 dez. 2023. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46968 | - | 
| dc.description.abstract | Este  artigo  apresenta  resultados  de  uma  pesquisa  de  cunho  qualitativo  cujo  propósito  foi  investigar  os desdobramentos  de  uma  formação  docente  inédita  em  metodologia  da  transmidiação  nas  práticas pedagógicas em sala de aula aplicada a professores da educação básica do Distrito Federal. A aproximação docente  com os usos dos dispositivos tecnológicos e  suas linguagens nas práticas de  ensino demonstrou que  tal  metodologia  é  uma  tática  possível  para  trazer  o  universo  do  estudante  para  a  sala  de  aula, implementaratividades  pedagógicas  diferenciadas,  tornar  o  aluno  protagonista  do  seu  processo  de aprendizagem,  estimular  o  trabalho  colaborativo  e  descentralizar  o  ensino  da  figura  do  professor. A metodologiada pesquisa foi compostapor revisão bibliográfica e documental, observação não participante do cursonaversão piloto e regular, acompanhamento das experimentações em sala de aula em duas turmas promovidas pelos docentes do curso,análise dos portfólios dos estudantes de uma delas, e entrevistas com quatro professores participantes da formação. Ao final, ficou confirmada a hipótese de que a metodologia da transmidiação contribuiu para uma forma de aprender mais criativa, autônoma e colaborativa. | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Concilium Journal | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.title | Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores | pt_BR | 
| dc.title.alternative | Transmedia : a tactic while training teachers | pt_BR | 
| dc.type | Artigo | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Convergência | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Multiletramentos, | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Multirreferencialidade | pt_BR | 
| dc.rights.license | Open Access (CC BY NC SA) | - | 
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.53660/CLM-084-106 | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | This article aims to present results of a qualitative research with the purpose to investigate the unfolding of an unprecedented teachers training in transmedia practicesin the classroom. The methodology was applied to basic education teachers in the State of Federal District of Brazil.It was concluded that with the approach of the teachers to those technological devices and their languages in teaching practices, is a possible tactic to  bring  the  student  universe  to  the  classroom,  implement  different  pedagogical  activities,  making  the students the protagonist of their own learning process, stimulating collaborative work and decentralizing the figure of the teachers.The research methodology consisted of a bibliographic and documentary review, non-participant  observation  of  the  course  in  the  pilot  and  regular  version,  monitoring  of  classroom experiments in two classes promoted by the course professors, analysis of the portfolios of students in one of  them,  and  interviews  with  four  teachers  participating  in  the  training.  In  the  end,  the  hypothesis  was confirmed  that  the  methodology  of  transmediation  contributed  to  a  more  creative,  autonomous  and collaborative way of learning. | pt_BR | 
| dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR | 
| dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR | 
| dc.contributor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3150-5015 | - | 
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Decanato de Ensino de Graduação (DEG) | pt_BR | 
| Aparece en las colecciones:  | Artigos publicados em periódicos e afins
  |