| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma | 
|---|
| dc.contributor.author | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | - | 
| dc.date.accessioned | 2022-10-26T13:19:30Z | - | 
| dc.date.available | 2022-10-26T13:19:30Z | - | 
| dc.date.issued | 2016-02-05 | - | 
| dc.identifier.citation | SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen. Linhas Críticas, Brasília, v. 21, n. 46, p. 565-583, 2016. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4641. Acesso em: 17 fev. 2022. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45065 | - | 
| dc.description.abstract | Trata-se de uma pesquisa teórica que se orienta na perspectiva do materialismo histórico-dialético ao elencar categorias para análise que estruturam a produção teórica do professor reflexivo/pesquisador, neste caso são elas: relação teoria e prática, autonomia, emancipação, investigação-ação. A partir dessa análise, apresentamos cinco pressupostos que entendemos serem componentes da discussão da pesquisa do professor da educação básica. Finalizamos reafirmando a compreensão da educação como um campo de disputa hegemônica, e, portanto, pensar a pesquisa para a formação e atuação docente pode representar um processo de responsabilização ou de possibilidade emancipatória referendado na condição epistemológica e coletiva do ato de pesquisar. | pt_BR | 
| dc.language.iso | Português | pt_BR | 
| dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.title | A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen | pt_BR | 
| dc.title.alternative | The researcher/reflective teacher’s perspective and the “Baron of Munchhausen” character | pt_BR | 
| dc.title.alternative | La perspectiva del profesor investigador/reflexivo y la figura del Barón de Münchhausen | pt_BR | 
| dc.type | Artigo | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Reflexão | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Pesquisa | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Trabalho docente | pt_BR | 
| dc.rights.license | Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4641. Acesso em: 17 fev. 2022. | pt_BR | 
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641 | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | This   article   presents   a   literature   review   guided   by   historical   and   dialectical   materialism, in which are listed categories for analysis that structure the theoretical production  of  the  reflective/researcher  teacher;  in  this  case,  the  relationship between theory and practice, autonomy, empowerment, and action research. Based on this analysis, we present five assumptions that we believe are components of the discussion about research by basic education teachers. We conclude by reaffirming the understanding of education as a battlefield for hegemony. Therefore, research for  teacher  education  and  work  may  represent  a  process  of  accountability  or  an  emancipatory  possibility,  based  on  the  epistemological  and  collective  condition  of  the act of researching. | pt_BR | 
| dc.description.abstract2 | Se trata de una investigación teórica orientada por la perspectiva del  materialismo histórico y dialéctico presentando una lista de categorías de análisis que estructuran la producción teórica sobre el profesor reflexivo/investigador, que, en este caso, son la relación entre la teoría y la práctica; la autonomía; el empoderamiento y la investigación-acción.  A  partir  de  este  análisis  presentamos  cinco  supuestos  que  a  nuestro entender son los componentes de la discusión sobre la investigación de los profesores de la educación básica. Se concluye reafirmando la comprensión de la educación  como  un  campo  de  disputa  hegemónico  y,  por  lo  tanto,  la  investigación  sobre  la  formación  y  la  acción  de  los  profesores  puede  representar  un  proceso  de  responsabilidad  o  la  posibilidad  emancipadora,  bajo  la  condición  epistemológica  y  colectiva de las acciones investigativas. | pt_BR | 
| dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - | 
| dc.description.unidade | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - | 
| Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins 
 |