Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44841
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIVRO_DiarioFilosofoBrasil.pdf8,62 MBAdobe PDFView/Open
Title: Diário de um filósofo no Brasil
Authors: Cabrera, Julio
Assunto:: Filosofia - Brasil
Lógica
Ética
Cinema
Issue Date: 2013
Publisher: Unijuí
Citation: CABRERA, Julio. Diário de um filósofo no Brasil. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. 280 p. (Coleção filosofia; 35).
Abstract: Este Diário é um sucinto relatório de uma obra filosófica pessoal e, ao mesmo tempo, um testemunho histórico e político da maneira como os filósofos tiveram de fazer suas filosofias na mudança do milênio na parte sul-americana do planeta, onde se assumir como filósofo foi considerada uma postura arrogante e irresponsável. Na primeira parte estuda-se a conhecida frase "Não há filósofos no Brasil" em três etapas: o que é "Filosofia", o que é o "Brasil" e o que significa "não haver"; na segunda, é narrada a trajetória que levou o autor a sua teoria lógica lexical, à ética negativa e à teoria logopática do cinema; na terceira, são postas as questões do homem cordial, a originalidade (descobrir a pólvora), a fenomenologia do brasileiro e a possibilidade de uma Filosofia Pau Brasil, num diálogo com Sérgio Buarque de Holanda, Oswald de Andrade, Vilém Flusser e Paulo Margutti; e, nesta edição, uma reflexão sobre três tipos de textos filosóficos produzidos no Brasil e no mundo.
Licença:: Autorização concedida ao Professor Julio Cabrera pela Editora Unijuí para disponibilizar o livro "Diário de um filósofo no Brasil" no Repositório Institucional da UnB.
Appears in Collections:FIL - Livros e capítulos de livros

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/44841/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.