| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma | 
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| dc.contributor.author | Meneses, Jéssica Rodrigues | - | 
| dc.contributor.author | Sales, Gustavo de Luna | - | 
| dc.date.accessioned | 2022-01-17T16:01:20Z | - | 
| dc.date.available | 2022-01-17T16:01:20Z | - | 
| dc.date.issued | 2018-01-17 | - | 
| dc.identifier.citation | MENESES, Jéssica Rodrigues; SALES, Gustavo de Luna. Caminhos cicláveis: conforto térmico como fator de melhoria do uso das ciclovias de Vilhena, RO. Paranoá, Brasília, n. 22, p. 131-142, 2018. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.09. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/25674. Acesso em: 31 dez. 2021. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42752 | - | 
| dc.description.abstract | No Brasil, o espraiamento urbano e falta de planejamento das cidades impulsionam o uso individual do automóvel aumentando a poluição do ar e a ocupação do solo. Neste contexto, a bicicleta surge como uma alternativa com menor gasto energético, impacto à atmosfera e ao trânsito. O favorecimento do conforto térmico no espaço público pode se tornar uma ação de incentivo ao uso das ciclovias. Esta pesquisa objetivou estudar as condições de conforto térmico em ciclovias na cidade de Vilhena-RO, estimando a influência deste aspecto na utilização da bicicleta como meio de transporte. Para tanto, foram analisados os materiais superficiais e as condições de sombreamento encontradas em diferentes trechos  de  ciclovias  da  cidade,  identificando  as  características  físicas  dos  materiais  e  suas temperaturas  superficiais.  Complementarmente,  foram  aplicados  questionários  aos  usuários  das ciclovias visando estimar o impacto das condições de conforto térmico na utilização da bicicleta. Como resultado, obteve-se que a infraestrutura da rede civloviária da cidade não atende adequadamente e o calor é um fator que dificulta o uso da bicicleta. As áreas sombreadas são consideravelmente menos quentes  do  que  as  áreas  expostas.  O  planejamento  da  cidade  de  Vilhena  deve  ser  integrado, contemplando maior rede de ciclovia e arborização urbana. | pt_BR | 
| dc.language.iso | Português | pt_BR | 
| dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.title | Caminhos cicláveis : conforto térmico como fator de melhoria do uso das ciclovias de Vilhena, RO | pt_BR | 
| dc.type | Artigo | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Ciclovias | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Arborização | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Temperatura | pt_BR | 
| dc.rights.license | (CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License. | pt_BR | 
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.09 | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | In Brazil, urban sprawl and lack of city planning promoted the use of private automobiles, raising air pollution and soil occupation. In this context, the use of a bicycle appears as an alternative with lower energy expenditure, impact on the atmosphere and on traffic. The fostering of thermal comfort in public space can become an incentive for the use of bicycle paths. This study aimed to evaluate the thermal comfort on bicycle paths in the city of Vilhena-RO, estimating the influence of this aspect in the use of a bicycle as a mean of transportation. Therefore, were analyzed the surface materials and the shading conditions  found  on  different  sections  of  bicycle  paths  in  the city,  identifying  the  materials  physical characteristics and their surface temperature. Complementarily, was applied questionnaires for bicycle paths users aiming to estimate the impact on thermal comfort conditions on bicycle use. As results, it was found that the infrastructure of the city’s cycling network is not adequate and the heat is a factor that  difficult  the  bicycle  use.  The  shaded  areas  are  considerably less hot than the exposed areas. Vilhena’s  city  planning  should  be integrated,  contemplating  a  wider  cycling  network  and  urban afforestation. | pt_BR | 
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9852-7921 | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - | 
| dc.description.unidade | Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC) | - | 
| Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins 
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