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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42695
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Title: Educação integral em tempo integral no Distrito Federal : há tempos e espaços para o campo? : um estudo de caso na Escola Classe Ipê
Authors: Lucena, Maria Lucimar Matos de
Orientador(es):: Molina, Mônica Castagna
Assunto:: Educação do campo
Programa de Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI)
Educação integral
Escolas do campo
Formação omnilateral
Issue Date: 7-Jan-2022
Citation: LUCENA, Maria Lucimar Matos de. Educação integral em tempo integral no Distrito Federal: há tempos e espaços para o campo?: um estudo de caso na Escola Classe Ipê. 2021. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: A presente pesquisa analisa como a Escola Classe Ipê, a partir do Programa de Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI), implementa as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. A escola objeto do estudo de caso, Escola Classe Ipê (ECIpê), caracteriza-se como uma Escola do Campo, situada numa área de relevante interesse ecológico (Arie Granja do Ipê), no Distrito Federal. Os objetivos específicos buscaram identificar como se dá a relação da comunidade na definição e implementação dos projetos pedagógicos da escola e como a ECIpê organiza os tempos e espaços educativos na educação integral em tempo integral em consonância com as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo, bem como compreender como os profissionais da instituição pesquisada percebem o campo e seus sujeitos. A metodologia utilizada no estudo de caso teve como base epistemológica o Materialismo Histórico Dialético, a partir das categorias, historicidade, contradição, mediação, totalidade e trabalho. A análise documental, a observação, as entrevistas e o grupo focal foram os instrumentos utilizados para a coleta de dados. As ideias das(os) educadoras(es) Arroyo (2012), Caldart (2015, 2019), Cavaliere (2010), Freire (2018), Freitas (1995), Frigotto (2012), Gadotti (2009), Giolo (2012), Molina e Sá (2012), Moll (2012), Paro (1988), Pistrak (2018), Ribeiro (1968), Shulgin (2013) e Teixeira (1968) serviram de referências para as discussões sobre a Educação do Campo e a Educação Integral, enquanto concepções teóricas e políticas públicas de educação. O resultado da pesquisa indica que a escola busca construir seus processos formativos, considerando as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo, necessitando, no entanto, encontrar formas de envolver a comunidade nos processos decisórios da gestão escolar. Aponta, ainda, para a necessidade de formação continuada para os educadores que atuam nas Escolas do Campo, de tempo integral, no próprio território da escola, de maneira a garantir que esse tempo ampliado seja preenchido, também, com os princípios da Educação do Campo.
Abstract: This research analyzes how the Escola Classe Ipê, from the Integral Education Program in Full Time (PROEITI), implements the Pedagogical Guidelines for Basic Education in the Countryside for the public school system in the Federal District. The school, object of the case study, is characterized as a Country School, located in an Area of Relevant Ecological Interest (ÁRIE Granja do Ipê), in the Federal District. The specific objectives sought to identify how the community's relationship takes place in the definition and implementation of the school's pedagogical projects; how Escola Classe Ipê organizes educational times and spaces in Full-Time Integral Education in line with the Pedagogical Guidelines for Rural Basic Education and understand how professionals from the researched institution perceive the field and its subjects. The methodology used in the case study was epistemologically based on Dialectical Historical Materialism, based on the categories, historicity, contradiction, mediation, totality and work. Document analysis, observation, interviews and the focus group were the instruments used for data collection. The ideas of the educators(s) Caldart, Molina, Santos, Molina and Sá, Ramos, Freitas, Shulgin, Pistrak, Freire, Frigotto, Arroyo, Moll, Paro, Cavaliere, Gadotti, Giolo, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro and Paulo Freire served references for discussions on Rural Education and Integral Education, as theoretical conceptions and public education policies. The result of the research indicates that the school seeks to build its formative processes considering the Pedagogical Guidelines for Basic Education in the Country, needing, however, to find ways to involve the community in the decision-making processes of school management. It also points to the need for continuing education, in the school's own territory, for educators who work in Rural Schools, full time, in order to ensure that this extended time is also filled with the principles of Rural Education.
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2021.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FUP - Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural

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