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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42468
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Title: A formação dos sujeitos de direitos a partir das vozes dos estudantes do IFG Águas Lindas no contexto da ocupação dos secundaristas de 2016
Authors: Lessa, Maraisa Bezerra
Orientador(es):: Sousa, Nair Heloisa Bicalho de
Assunto:: Educação em Direitos humanos
Sujeito de direito
Educação não-formal
Ocupações estudantis
Issue Date: 26-Nov-2021
Citation: LESSA, Maraisa Bezerra. A formação dos sujeitos de direitos a partir das vozes dos estudantes do IFG Águas Lindas no contexto da ocupação dos secundaristas de 2016. 2021. 207 f., il. Tese (Doutorado em Política Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: A pesquisa teve como objetivo analisar o processo de formação de sujeitos de direitos a partir da experiência da ocupação do IFG Águas Lindas no contexto do golpe de 2016. Para tanto, utiliza como recurso metodológico a pesquisa documental, questionários e entrevistas e como método a Teoria Crítica, em especial, aquela oriunda da primeira geração da Escola de Frankfurt que utiliza uma perspectiva dialética dos fenômenos sociais, considerando as condições históricas e materiais de produção da existência. Parte do pressuposto de que o processo formativo dos estudantes do IFG Águas Lindas é influenciado pelos projetos políticos em disputa no contexto do golpe de 2016: democrático-participativo, neoliberal e neoconservador. Cada um deles possui uma concepção de educação em direitos humanos e um respectivo projeto educativo que lhe é peculiar, sendo o projeto democrático participativo pautado numa visão dialética de direitos humanos; o projeto neoliberal, sintonizado com a concepção hegemônica de direitos humanos difundida pela Organização das Nações Unidas, especialmente a partir da Conferência de Viena em 1993; e o projeto neoconservador que, a serviço do neoliberal, se pauta numa concepção reacionária e distorcida dos direitos humanos que se constitui como a sua própria negação. À semiformação em direitos humanos propiciada pelo neoliberalismo e à pseudoformação em direitos humanos difundida pelo neoconservadorismo, o projeto político democrático-participativo responde com a formação em direitos humanos. A partir das vozes dos estudantes do IFG Águas Lindas, foi possível perceber que a ocupação do IFG Águas Lindas refletiu esses projetos políticos em disputa presentes na sociedade, constituindo-se como uma experiência não formal e contra-hegemônica de educação em direitos humanos que contribuiu para a emergência de novas subjetividades, intersubjetividades e institucionalidades, que caracterizam o sujeito de direitos no sentido proposto por Carbonari (2007). Além disso, concluiu que a escola, embora concorra com os demais aparelhos privados de hegemonia presentes na sociedade, ainda é preponderante no processo formativo desses estudantes, especialmente se proporcionar a construção de laços afetivos que propiciem o pertencimento e o diálogo no interior da comunidade escolar.
Abstract: The research aimed to analyze the process of formation of subjects of rights from the experience of the occupation of IFG Águas Lindas in the context of the 2016 coup. Therefore, it uses as a methodological resource documentary research, questionnaire and interviews, and as a method the Critical Theory, especially that derived from the first generation of the Frankfurt School, which uses a dialectical perspective of social phenomena, considering the historical and material conditions of production of existence. It starts from the assumption that the formative process of students at IFG Águas Lindas were influenced by the political projects in dispute in the context of the 2016 coup: participatory democratic, neoliberal and neoconservative. Each of them has a conception of human rights education and a respective educational project that is peculiar to it, being the participatory-democratic project based on a dialectical vision of human rights; the neoliberal project, in tune with the hegemonic conception of human rights spread by the United Nations, especially since the Vienna Conference in 1993; and the neoconservative project which, at the service of the neoliberal, is based on a reactionary and distorted conception of human rights that constitutes its own negation. The democratic-participatory political project responds to the semi-formation in human rights provided by neoliberalism and to the pseudo-training in human rights spread by neoconservatism with training in human rights. From the voices of the students of IFG Águas Lindas, it was possible to observe that the occupation of IFG Águas Lindas reflected these political projects in dispute present in society, constituting itself as a non-formal and counter-hegemonic experience of human rights education that contributed for the emergence of new subjectivities, intersubjectivities and institutionalities, which characterize the subject of rights in the sense proposed by Carbonari (2007). Furthermore, it was concluded that the school, although competing with other private apparatus of hegemony present in society, is still preponderant in the training process of these students, especially if it provides the construction of affective bonds that provided belonging and dialogue within the school community.
Résumé: La recherche visait à analyser le processus de formation des sujets de droits à partir de l'expérience de l'occupation d'IFG Águas Lindas dans le contexte du coup d'État de 2016. Par conséquent, on utilise comme ressource méthodologique la recherche documentaire, des questionnaires et des entretiens et comme méthode la Théorie Critique, en particulier de la première génération de l'École de Francfort, qui s’utilise dune perspective dialectique des phénomènes sociaux, considérant les conditions historiques et matérielles de production de l’existence. On part du principe que le processus de formation des étudiants de l'IFG Águas Lindas est influencé par les projets politiques en litige dans le contexte du coup d'État de 2016: démocrate participatif, néolibéral et néoconservateur. Chacun d'entre eux a une conception de l'éducation aux droits de l'homme et un projet éducatif respectif qui lui est propre, à savoir, le projet démocratique participatif est fondé sur une vision dialectique des droits de l'homme; le projet néolibéral, en phase avec la conception hégémonique des droits de l'homme véhiculée par les Nations Unies, notamment depuis la Conférence de Vienne de 1993; et le projet néoconservateur qui, au service du néolibéral, repose sur une conception réactionnaire et déformée des droits de l'homme qui constitue son propre déni. À la demi-formation aux droits de l'homme offertée par le néolibéralisme et à la pseudo-formation aux droits de l'homme diffusée par le néoconservatisme, le projet politique démocratique-participatif répond par une formation aux droits de l'homme. D'après les voix des étudiants d'IFG Águas Lindas, il fut possible constater que l'occupation d'IFG Águas Lindas a réfléchi ces projets politiques contestés présents dans la société, constituant une expérience non formelle et contrehégémonique d'éducation aux droits humains qui a contribué à la émergence de nouvelles subjectivités, intersubjectivités et institutionnalités, qui caractérisent le sujet de droits au sens proposé par Carbonari. En outre, on conclu que l'école, bien qu'elle soit en concurrence avec d'autres appareils privés d'hégémonie présents dans la société, reste prépondérante dans le processus de formation de ces étudiants, surtout quand elle permet la construction de liens affectifs qui favorisent l'appartenance et le dialogue au sein de la communauté scolaire.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2021.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:SER - Doutorado em Política Social (Teses)

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