Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41977
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1977_SergioPenna.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
6,88 MBAdobe PDF ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito???
Title: Comunicação e níveis de competência numa comunidade rural
Authors: Penna, Sérgio
Orientador(es):: Dias, Gentil Martins
Assunto:: Imigração japonesa
Agricultura
Issue Date: 30-Aug-2021
Citation: PENNA, Sérgio. Comunicação e níveis de competência numa comunidade rural. 1977. 135 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1977.
Abstract: Este trabalho nasceu da necessidade pessoal de se buscar compreender de como se verifica o processo produtivo entre grupos rurais nipônicos radicados no Brasil. Sua decantada superioridade tecnológica e a melhor qualidade de seus produtos fizeram com que se procurasse documentar e motivar uma situação onde vivessem em conjunto japoneses e brasileiros na mesma atividade produtiva, a fim de se poder comparar o desempenho de cada grupo, seja durante a produção, seja diante do mercado competitivo, tendo em vista a existência de semelhantes ofertas de condições para o trabalho. No entanto, não se procurou uma abordagem de culturalista, embora a antropologia fornecesse subsídios a interpretação dos fenômenos. Tendeu-se a uma explicação de âmbito geral, das relações de produção e de trabalho, da existência de um possível ethos propulsor nipônico e do estabelecimento do processo da comunicação intra e intergrupal como referencial para as distorções observadas. Por outro lado, buscou-se compreender de que a forma a coesão grupal e o espírito comunitário poderiam interferir no entendimento dessas situações. Assim se desenvolveu o trabalho, com a ajuda de algumas pessoas e de algumas instituições, por demais valiosas para o bom desfecho deste Curso, como, por exemplo o Professor Doutor Gentil Martins Dias, a quem todo agradecimento é insuficiente, diante do interesse e da atenção com que orientou os estudos e o desenvolvimento desta Tese; o Professor Doutor David L. Guimarães, por seu interesse manifestado por ocasião das discussões metodológicas em relação ao Projeto e a Tese. Também ao jovem nissei George Uema, incansável monitor na pesquisa de campo, e a Lúcia Carvalho Feitosa, que tão cuidadosamente secretariou a preparação dos originais, o agradecimento do Autor. Uma palavra de reconhecimento aos Doutores Elmar Wagner e Wenceslau J. Goedert, chefes do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados, pelas inestimáveis facilidades que concederam à elaboração desta Tese. E a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA, que tornou possível a realização dos estudos que agora se completam.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 1977.
Appears in Collections:FAC - Mestrado em Comunicação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/41977/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.