| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma | 
|---|
| dc.contributor.author | Portela, Cristiane de Assis | - | 
| dc.contributor.author | Ulhoa, Clarissa Adjuto | - | 
| dc.contributor.author | Correia, Iara Toscano | - | 
| dc.date.accessioned | 2021-06-09T11:33:09Z | - | 
| dc.date.available | 2021-06-09T11:33:09Z | - | 
| dc.date.issued | 2020-12-29 | - | 
| dc.identifier.citation | PORTELA, Cristiane de Assis; ULHOA, Clarissa Adjuto; CORREIA, Iara Toscano. Encontros, embates e engajamentos: professores e professoras de história em uma comunidade do facebook. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 31, e0207, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/2175180312312020e0207. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180312312020e0207. Acesso em: 9 jun. 2021. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41123 | - | 
| dc.description.abstract | Este artigo propõe analisar as formas de interação construídas entre professores da educação  básica  em  uma  comunidade  virtual  fechada  do  Facebook,  intitulada “Ensino  Dinâmico de  História”. Nela,  estão  inscritos  e  interagem  mais de  24  mil profissionais da História que atuam em diferentes etapas do ensino, no âmbito das redes pública e privada de educação, oriundos de diferentes regiões e contextos do Brasil.  Argumentamos  que  a  comunidade  pode  ser  encarada  como  um  espaço informal  de  formação  continuada  de  historiadores  que  atuam  na  educação  básica brasileira,  indicando  potencialidades  para  a  constituição  de  "comunidades  de experiência"  em  torno  do  conhecimento  histórico.  Elegendo  os  eixos  encontros, embates  e  engajamentos,  optamos  metodologicamente  pela  construção  de  uma etnografia  da  prática  escolar,  mas  nesse  caso,  tendo  como lócusuma  plataforma digital.  Procuramos,  primeiramente,  compreender  mecanismos  que  os  professores acionam para construir formas de colaboração mútua no âmbito dessa comunidade virtual. Em  seguida,  buscamos  entender  se  os  docentes  demonstram  dissensões teóricas e políticas, percebendo em que termos tais divergências se manifestam nos diferentes diálogos postados. Demonstrando que a comunidade funciona como um espaço  em  que  os  professores compartilham  estratégias  metodológicas  diversas, buscamos argumentar como esses debates se situam entre perspectivas críticas e um reforço da “técnica pela técnica”. | pt_BR | 
| dc.language.iso | Português | pt_BR | 
| dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em História - PPGH, Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.title | Encontros, embates e engajamentos : professores e professoras de história em uma comunidade do facebook | pt_BR | 
| dc.title.alternative | Articulation, divergences and engagements : history teachers in a virtual facebook community | pt_BR | 
| dc.type | Artigo | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Professores de história | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | História | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Educação permanente | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Comunidade online | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Hooks, Bell | pt_BR | 
| dc.rights.license | (CC BY NC ND) | pt_BR | 
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5965/2175180312312020e0207 | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | This  article  proposes  to  analyze  the  forms  of  interaction  built  between  basic education teachers in a closed virtual Facebook community, named “Dynamic History Teaching”. In it, there are more than 24 thousand History professionals working in different  stages  of  teaching,  within  public  and  private  schools  and  from  the  most varied regions and contexts in Brazil. We argue that the community can be seen as an  informal  space  of  continuing    formation  of  historians  working  in  brazilian  basic education, indicatingpotentiality for the constitution of “communities of experiences” regarding historical knowledge. We chose methodologically to build an ethnography of  school practice,  choosing  the axes of  articulation, divergences  and  engagement, but in this case, havinga digital platform as the locus. Firstly, we seek to comprehend the mechanisms that teachers use to build ways of mutual cooperation within this virtual community. Then, we aim to understand if the educators show theoretical and  political  dissension,  noticing  in  which  terms  those  divergences  manifest  in  the different  posted  dialogues.  Demonstrating  that  the  community  works  as  a  space where  teachers  share  different  methodological  strategies,  we  seek  to  argue  how these  debates  are  situated  between  critical perspectives  and  a  reinforcement  of “technique by technique”. | pt_BR | 
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4500-4748 | pt_BR | 
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9952-9232 | pt_BR | 
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7660-9045 | pt_BR | 
| Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins 
 |