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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40020
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Title: A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB
Authors: Lima, Laryssa Bezerra
Orientador(es):: Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto:: Identidade profissional
Formação Inicial
Memoriais de Formação
Cursos de graduação
Professores - formação
Pedagogia
Issue Date: 4-Feb-2021
Citation: LIMA, Laryssa Bezerra. A identidade docente expressa em memoriais de formação de estudantes de Pedagogia - UnB. 2020. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: A Identidade Docente na Formação Inicial é o tema desta dissertação. O estudo tem como objetivo geral analisar a Identidade Docente expressa nos Memoriais de Formação de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. A metodologia propõe um diálogo entre categorias da Teoria Social e a Análise do Discurso Crítica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se desenvolve pela via do Memorial de Formação, um gênero acadêmico institucionalizado pelo Curso de Pedagogia da UnB como parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso de estudantes em final de formação. A fundamentação teórica pauta-se nas categorias: Identidade e Identidade Docente, a partir de Dubar (2005), Nóvoa (1995) e Rêses (2015); Formação Docente, com base em Dantas (2007), Ludke e Boing (2012), Nóvoa (2019) e Pimenta (1999), e Memorial de Formação, pelos pressupostos de Passeggi (2006), (2011), (2016), entre outros. Os resultados revelam o Memorial de Formação dos estudantes de Pedagogia da UnB como uma fonte de memória viva da Universidade de Brasília, da História de Brasília e da Educação do Distrito Federal, que narra de maneira tautológica contradições históricas da educação e estereótipos da formação pelo questionamento e estranhamento de estudantes em iminência da docência. As conclusões demonstram que a Identidade Docente se expressa nesses Memoriais de Formação pela ênfase no sujeito que antecede o ingresso na Universidade de Brasília. Constituída de contradições, a escola narrada pelos sujeitos é, posteriormente, estranhada e questionada na trajetória acadêmica, refletindo aspectos do momento em que se encontram os estudantes na ocasião de produção das narrativas, ou seja, o momento singular de estarem prestes a tornarem-se licenciados para a docência.
Résumé: L’identité des Enseignants dans la Formation Initiale est le sujet de cette dissertation. L'objectif général de l'étude est d'analyser l'identité d'enseignement exprimée dans le Mémorial de formation des étudiants du Cours de Pédagogie de l'Université de Brasilia. La méthodologie propose un dialogue entre les catégories de la théorie sociale et l'analyse du discours critique. Il s'agit d'une recherche qualitative qui est développée à travers le Mémorial de la Formation, un genre académique, institutionnalisé par le Cours de Pédagogie de l'UnB en tant que partie intégrante du travail de fin de cours des étudiants à la fin de leur formation. La base théorique est basée sur les catégories suivantes : Identité et identité d'enseignement de Dubar (2005), Rêses (2015), Nóvoa (1995) ; Formation d'enseignement basée sur Pimenta (1999), Dantas (2007), Ludke et Boing (2012), Nóvoa (2019) ; et Mémorial de formation à partir des hypothèses de Passeggi (2006), (2011), (2016), entre autres. Les résultats révèlent le Mémorial de la formation des étudiants en pédagogie de l'UnB comme source de mémoire vivante de l'Université de Brasilia, l'Histoire de Brasilia et l'Education du District fédéral, qui raconte de manière tautologique les contradictions historiques de l'éducation et les stéréotypes de formation par le questionnement et l'étrangeté des étudiants à la veille d'enseigner. Les conclusions démontrent que l'identité de l'enseignement s'exprime dans ces Mémoires de Formation par l'accent mis sur le sujet qui précède l'entrée à l'Université de Brasilia. Constituée de contradictions, l'école racontée par les sujets est, par la suite, étrangement et questionnée dans la trajectoire académique, reflétant des aspects du moment où les étudiants se trouvent à l'occasion de la production des récits, c'est-à-dire le moment singulier d'être sur le point de devenir professeur diplômé.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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