Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3839
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_BarbaraPintoDuarte.pdf6,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMartinez, Elisa de Souza-
dc.contributor.authorDuarte, Bárbara Pinto-
dc.date.accessioned2010-03-03T00:22:01Z-
dc.date.available2010-03-03T00:22:01Z-
dc.date.issued2010-03-03-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.citationDUARTE, Bárbara Pinto. Ventania, de Athos Bulcão: ruptura e integração. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3839-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2009.en
dc.description.abstractEsta dissertação trata do painel de azulejos do Salão Verde da Câmara dos Deputados, em Brasília. A obra, de autoria de Athos Bulcão, é um exemplo de arte integrada à arquitetura, um conceito relacionado à vertente Construtivista do Modernismo. Aqui se tem por objetivo localizar o painel à História da Arte no Brasil, pelas relações com a Arquitetura Moderna brasileira e com o Concretismo, ambos influenciados pelo Construtivismo. Por outro lado, a obra também é uma ruptura no que diz respeito ao uso do azulejo na arquitetura brasileira e renova questão da planaridade dentro da arte moderna brasileira.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleVentania, de Athos Bulcão : ruptura e integraçãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordArte decorativaen
dc.subject.keywordArte moderna - século XXen
dc.subject.keywordBulcão, Athos, 1918-2008 - crítica e interpretaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
dc.location.countryBRAen
dc.description.abstract1This dissertation concerns the ceramic tile panel of the Green Salon of the Chamber of Deputies, in Brasilia. The artwork by Athos Bulcão is an example of the integration of art and architecture, a concept connected to the Constructivist tendency within Modernism. The purpose of this dissertation is to locate the panel within the History of Art in Brazil, by its relations with the Brazilian Modern Architecture and Concretism, both of with are influenced by Constructivism. On the other hand, the work is also a rupture within the use of ceramic tiles in Brazilian architecture and renovates the issue of flatness within Brazilian modern art.-
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Brasília 50 anos

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/3839/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.