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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37268
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2019_MarilsaDuarteBragadaSilva.pdfDissertação2,1 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorSilva, Marilsa Duarte Braga da-
dc.date.accessioned2020-03-31T22:16:33Z-
dc.date.available2020-03-31T22:16:33Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.date.submitted2019-08-12-
dc.identifier.citationSILVA, Marilsa Duarte Braga da. A organização do trabalho do coordenador pedagógico no ensino médio em uma escola da SEEDF. 2019. xiii, 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37268-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA Organização do Trabalho do Coordenador Pedagógico no Ensino Médio em uma escola da SEEDF é o tema desta pesquisa. O estudo teve como objetivo desvelar a organização do trabalho do Coordenador Pedagógico no Ensino Médio em uma escola pública da SEEDF. A metodologia, de natureza qualitativa, teve como método uma aproximação ao Materialismo Histórico Dialético (MHD), tendo a análise de discurso como técnica para o tratamento dos dados. Os instrumentos utilizados para a pesquisa foram 26 questionários aplicados aos professores e professoras de uma escola pública de Ensino Médio da SEEDF e entrevistas realizadas com 5 Coordenadores Pedagógicos dessa mesma escola e da SUBEB/SEEDF. A fundamentação teórica apoiou-se nos seguintes fundamentos teóricos: Libâneo (2001, 2004) que aborda sobre a importância do Coordenador Pedagógico no sentido de viabilizar, integrar e articular as práticas pedagógicas junto aos docentes; Pinto (2011), nos aclara sobre a Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional; Soares (2012), traz considerações sobre o cotidiano do Coordenador Pedagógico e Veiga (1995) nos ilumina sobre a importância da construção do Projeto Político Pedagógico, entre outros. Nos calçamos nas Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394\96, Portarias e Leis da SEEDF e no PPP da escola onde a pesquisa foi realizada. Este trabalho anseia trazer contribuições para a prática do Coordenador Pedagógico do Ensino Médio nas escolas públicas da SEEDF. Os resultados revelaram que são basilares para a prática pedagógica desse profissional, reconhecer o outro em sua totalidade e historicidade garantindo a liberdade e a diversidade das opiniões da comunidade escolar, implementar o PPP e dessa forma contribuir pela igualdade de direitos e para uma formação discente emancipada e transformadora. As conclusões apontam que existe uma dicotomia entre a teoria e a prática desse sujeito que exerce diversas funções administrativas e burocráticas na escola e que muitas vezes interferem na formação dos docentes e na efetivação do projeto político pedagógico, que é uma das suas principais atribuições dentro da instituição. Uma formação Pedagógica e humana é fundante para a formação do Coordenador, pois as relações interpessoais fazem parte do seu dia-dia e o conhecimento pedagógico o auxiliará em sua prática junto à comunidade escolar e nesse sentido desenvolver um trabalho em equipe de qualidade, no qual todos possam gostar de estar e participar, fortalecendo o coletivo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA organização do trabalho do coordenador pedagógico no ensino médio em uma escola da SEEDFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordOrganização do trabalhopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The Work Organization of the Pedagogical Coordinator in High School in a SEEDF school is the theme of this research. The study aimed to uncover the organization of the work of the Pedagogical Coordinator in High School in a public school of SEEDF. The methodology, of a qualitative nature, had as an approach an approach to Dialectical Historical Materialism (MHD), with discourse analysis as a technique for data processing. The instruments used for the research were 26 questionnaires applied to the teachers and teachers of a public high school of SEEDF and interviews that were carried out with 5 Pedagogical Coordinators of the same school and SUBEB-SEEDF. The theoretical basis was based on a bibliographical research which delimited the theoretical foundations of the study: Libâneo (2001, 2004) discusses the importance of the Pedagogical Coordinator, in order to make feasible, integrate and articulate pedagogical practices with teachers, Pinto (2011 ), clarifies us about the Pedagogical Coordination and Educational Management, Soares (2012), brings considerations about the daily life of the Pedagogical Coordinator, Veiga (1995) enlightens us on the importance of the construction of the Political Pedagogical Project, among others. We fit in the National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN) 9.394 \ 96, SEEDF Ordinances and Laws and in the PPP of the school where the research was conducted. This work aims to bring contributions to the practice of the Pedagogical Coordinator of High School in public schools of SEEDF. The results revealed that they are basic to the pedagogical practice of this professional, to recognize the other in its totality and historicity, guaranteeing the freedom and diversity of the opinions of the school community, implementing the PPP and thereby contributing to equality of rights and to an emancipated student formation and transformative. The results revealed that they are basic to the pedagogical practice of this professional, to recognize the other in its totality and historicity, guaranteeing the freedom and diversity of the opinions of the school community, implementing the PPP and thereby contributing to equality of rights and to an emancipated student formation and transformative. The conclusions point out that there is a dichotomy between the theory and practice of this subject who performs various administrative and bureaucratic functions at school and that often interfere with teacher training and the implementation of the pedagogical political project, which is one of its main tasks within institution. A Pedagogical and human formation is fundamental for the formation of the Coordinator, since the interpersonal relations are part of their day-day and the pedagogical knowledge will assist in their practice with the school community and in this sense develop a quality teamwork, in which everyone can enjoy being and participating, strengthening the collective.pt_BR
dc.contributor.emailmarilsa.duarte@gmail.compt_BR
Appears in Collections:FE - Mestrado Profissional em Educação

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