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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorSilva, Simone da Conceição Rodrigues da-
dc.date.accessioned2020-02-05T18:41:41Z-
dc.date.available2020-02-05T18:41:41Z-
dc.date.issued2020-02-05-
dc.date.submitted2019-07-03-
dc.identifier.citationSILVA , Simone da Conceição Rodrigues da. O sentido da educação integral nas práticas dos docentes do PROEITI: formação emancipadora? 2019. 165 fl., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36808-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO estudo em tela versa sobre “o sentido da Educação Integral nas práticas dos docentes do PROEITI”. A pesquisa tem o objetivo de analisar o sentido da Educação Integral expresso nas práticas dos docentes do PROEITI (Programa de Educação Integral em Tempo Integral) de duas escolas públicas do DF (Distrito Federal). A metodologia, de natureza qualitativa, toma como método o Materialismo Histórico Dialético (MHD) mediante o procedimento descritivo e exploratório pautado na pesquisa documental e de campo, tendo a Análise de Discurso Crítica como técnica para o tratamento dos dados. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista realizada com o coordenador do PROEITI, que fica na SEEDF, o questionário aplicado a 62 famílias dos estudantes do programa e o grupo focal produzido com 19 professores de duas escolas públicas do DF que atuam com o PROEITI. A fundamentação teórica encontra-se calcada na legislação referente ao Currículo em Movimento da Educação Integral do DF, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394/96, ao Projeto Piloto do PROEITI e às diretrizes e leis que fundamentam o Programa Novo Mais Educação. Nunes (2001; 2010), Arroyo (2003; 2012) e Moll (2012) abordam a materialização da Educação Integral no Brasil. Freire e Dantas (2007; 2013), Marx (1974, 2004 e 2010) e Makarenko (1980) sustentam a abordagem da categoria trabalho e formação docente para a democracia, a liberdade, a conscientização, a transformação e a autonomia da profissionalização para a prática pedagógica. Libâneo (1998; 2010; 2013) e Cruz (2017) abordam sobre a importância da formação do professor a partir da transformação de sua profissionalidade. Os resultados revelam que os professores que atuam no PROEITI apresentam uma prática docente vinculada a uma materialidade humanizadora da sua própria realidade social, demonstrando uma consciência crítica e reflexiva de sua práxis enquanto ser cognoscente, saindo da aparência até a essência do real, espelhado no conhecimento da atividade do homem. As conclusões apontam que os tempos formam o emaranhado das práticas necessárias aos docentes. Essa forma de ser se constitui na práxis, portanto, se me permito aprender, me transformo em um professor melhor, porque é na renovação que brota o velho em novo e, assim, acredito ter alcançado a emancipação de minha essência.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO sentido da educação integral nas práticas dos docentes do PROEITI : formação emancipadora?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrograma de Educação Integral em Tempo Integral (PROEITI)pt_BR
dc.subject.keywordEducação integral - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordPráticas docentespt_BR
dc.subject.keywordFormação continuadapt_BR
dc.subject.keywordEducação emancipadorapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The study on the subject deals with "the meaning of integral education in the practices of PROEITI teachers". The research aims to analyze the meaning of Integral Education expressed in the practices of teachers of PROEITI (Comprehensive Integral Education Program) of two public schools of the Federal District (DF). The methodology, of a qualitative nature, takes as a method the Historical Dialectical Materialism (MHD) through the descriptive and exploratory procedure based on documentary and field research, with the Critical Discourse Analysis as a technique for the treatment of the data. The instruments used for the data collection were the interview with the PROEITI coordinator at SEEDF, the questionnaire applied to 62 families of the students of the program. And the focus group produced with 19 teachers from two DF public schools that work with PROEITI. The theoretical basis is based on the legislation on the Curriculum in Movement of Integral Education of the Federal District, the Law on Guidelines and Bases of National Education (LDBEN) 9.394 \ 96, the PROEITI Pilot Project and the guidelines and laws that underlie the Program New More Education. Nunes (2001; 2010), Arroyo (2003; 2012) and Moll (2012) address the materialization of Integral Education in Brazil. Freire, Dantas (2007, 2013), Marx (1974, 2004 and 2010) and Makarenko (1980) support the approach of the category of work and teacher training for democracy, freedom, awareness, transformation and autonomy of professionalization for pedagogical practice. Libano (1998, 2010, 2013) and Cruz (2017) discuss the importance of teacher education through the transformation of their professionalism. The results show that teachers who work in PROEITI present a teaching practice linked to a humanizing materiality of their own social reality, demonstrating a critical and reflexive awareness of their praxis, while being cognizant, leaving the appearance to the essence of the real, mirrored in the knowledge of the activity of man. The findings point out that times are the tangle of practices needed by teachers. This form of being, is constituted in praxis, therefore, allowing me to learn, I become a better teacher, because it is in the renewal that sprouts the old into new, and thus I believe I have achieved the emancipation of my essence.pt_BR
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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