Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36198
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_MemoriasHistoriaSensorial.pdf199,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_MemoriesSensorialHistory.pdf198,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAnjos, Juarez José Tuchinski dos-
dc.date.accessioned2020-01-23T12:10:43Z-
dc.date.available2020-01-23T12:10:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e80701, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100608&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jan. 2020. Epub Feb 25, 2019. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationANJOS, Juarez José Tuchinski dos. From the memories to a sensorial history of the school in the province of Paraná. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e80701, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100608&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jan. 2020. Epub Feb 25, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36198-
dc.description.abstractPartindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escola primária no Brasil Imperial propiciou às crianças, dando a ver significados atribuídos à escola e à escolarização recebida nesse momento histórico. O objetivo do artigo é realizar uma abordagem inicial desta questão, identificando as experiências sensoriais ocorridas numa escola da cidade de Paranaguá, no litoral da Província do Paraná, na década de 1870, na vida de Nestor Vitor dos Santos, um dos alunos que a frequentou.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDas memórias a uma história sensorial da escola na província do Paranápt_BR
dc.title.alternativeFrom the memories to a sensorial history of the school in the province of Paranápt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação - históriapt_BR
dc.subject.keywordSéculo XIXpt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.rights.licenseThis is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License 4.0 International. Available at: <http://creativecommons.org/licenses/by/4.0>.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701pt_BR
dc.description.abstract1Based on the considerations of Silva and Vidal (2011), it was developed the hypothesis that it is possible to evidence some experiences of what the elementary school in Imperial Brazil delivered to children. This was done by means of a sensory history, based on the individual and collective contacts with school materiality evoked in memorialistic records, making explicit the meanings assigned to the school and the schooling received during that historical moment. This article aims to conduct an initial approach to this matter, identifying the sensory experiences that occurred in a school of city of Paranaguá, in the coast of the Province of Paraná along the 1870s, in the life of Nestor Vitor dos Santos, one of the students who attended it.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-4677-5816pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/36198/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.