http://repositorio.unb.br/handle/10482/35277| Fichier | Description | Taille | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ARTIGO_FormacaoDocenciaMatematica.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | 
| Titre: | Formação para a docência em matemática na Educação Básica no Brasil : experiência na formação inicial e continuada | 
| Auteur(s): | Silva, Janaína Mendes Pereira da Neves, Regina da Silva Pina Silva, Wesley Pereira da Oliveira, Maria Luísa Piantamar de Sales, Jenifer de Sousa | 
| Assunto:: | Professores - formação Matemática Educação básica Educação permanente | 
| Date de publication: | 2019 | 
| Editeur: | Universidad de Medellín; Universidad de Antioquia | 
| Référence bibliographique: | SILVA, Janaína Mendes Pereira da et al. Formação para a docência em matemática na Educação Básica no Brasil: experiência na formação inicial e continuada. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2019, Medellín, Colombia. Anais [...]. Medellín, Colombia: Universidad de Medellín; Universidad de Antioquia, 2019. Disponível em: https://ciaem-redumate.org/conferencia/index.php/xvciaem/xv/paper/viewFile/658/557. Acesso em: 13 ago. 2019. | 
| Résumé: | Esta pesquisa procura contribuir com a Educação Matemática e a formação de professores. O estudo visa investigar as contribuições e os desafios de ensinar e aprender Matemática na escola básica, a partir da participação de licenciandos e licenciados no Circuito de Vivências em Educação Matemática do Distrito Federal, Brasil. Desde novembro de 2004, os Circuitos de Vivências se apresentam como um espaço de formação para a docência em Matemática, em uma ação voluntária, que visa à prática docente. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental. Os resultados parciais revelam que há significativo envolvimento dos participantes nas vivências; que a investigação e o aprimoramento profissional são importantes para o desenvolvimento da Educação Matemática e que, ao envolver distintas instituições de ensino superior, é possível realizar trocas pedagógicas importantes que geram motivação pela Matemática. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) | 
| Licença:: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela professora Regina da Silva Pina Neves, em 08 de agosto de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | 
| Collection(s) : | Trabalhos apresentados em evento | 
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.