Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34110
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EnsinoCarregadoTeoria.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open
Title: Ensino carregado de teoria : uma experiência inspiradora junto ao Grupo “Epistemologia, História e Didática das Ciências Naturais”
Other Titles: Teaching theoretically charged : a stimulating experience with the “Epistemology, History and Didactics of Natural Sciences” Group
Enseñanza cargada de teoría : una inspiradora experiencia con el Grupo “Epistemología, Historia y Didáctica de las Ciencias Naturales”
Authors: Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Assunto:: Ensino
Grupos de pesquisa
Epistemologia
Geografia - estudo e ensino
Issue Date: Apr-2016
Publisher: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Citation: REIS JÚNIOR, Dante Flávio da Costa. Ensino carregado de teoria: uma experiência inspiradora junto ao Grupo “Epistemologia, História e Didática das Ciências Naturais”. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 113-139, abr./2016. DOI: https://doi.org/10.5216/ag.v10i1.40552. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/atelie/article/view/40552/21115. Acesso em: 07 mar. 2019.
Abstract: Neste texto, documentamos uma experiência recente de testemunho das atividades de um grupo de pesquisa (liderado pelo Prof. Dr. Agustín Adúriz-Bravo) empenhado em conceber, discutir e aplicar modos de aprimoramento do ensino de ciências. Chama a atenção seu especial compromisso com questões ligadas à Filosofia da Ciência – fato que faz emergir no seio do grupo o interesse pela capacitação epistemológica de atuais e futuros mestres. No artigo apresentamos as características gerais do grupo, destacando a natureza da produção intelectual de seu mentor, Adúriz-Bravo. Ademais, ressaltamos valor e mérito dos estudos – predicados que, a nosso juízo, poderiam ser inspiradores de uma nova perspectiva para as pesquisas em Ensino de Geografia.
Abstract: In this paper, we report a recent witness experience of the activities of a research group (led by Prof. Dr. Agustín Aduriz-Bravo), engaged in designing, discuss and apply enhancement modes of science education. Draws attention their special commitment to Philosophy of Science issues – a fact that expresses an interest in epistemological training of current and future teachers. The paper presents the general characteristics of the group, highlighting the nature of the intellectual production of his mentor, Adúriz-Bravo. Furthermore, we emphasize value and merit of these studies – qualities that, in our opinion, could inspiring a new perspective for Geography Teaching research.
Resumen: En este trabajo, se presenta una experiencia reciente de testimonio de las actividades de de un grupo de investigación (dirigido por el Prof. Dr. Agustín Adúriz-Bravo) dedicado a diseñar, reflexionar y aplicar modos de perfeccionamiento de la educación científica. Llama la atención su especial compromiso con los temas de la Filosofía de la Ciencia – hecho que expresa un interés en la formación epistemológica de los actuales y futuros profesores. El artículo presenta las características generales del grupo, destacando la naturaleza de la producción intelectual de su mentor, Adúriz-Bravo. Además, resalta valor y mérito de estos estudios – virtudes que, en nuestra opinión, podrían inspirar a una nueva perspectiva para la investigación en Enseñanza de la Geografía.
Licença:: Ateliê Geográfico - Declaração de Direito Autoral Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creatve Commons Atributon que permite o compartlhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. • Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteddos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. • Autores têm permissão e são estmulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios insttucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtvas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: htps://www.revistas.ufg.br/atelie/about/submissions. Acesso em: 07 mar. 2019.
DOI: https://doi.org/10.5216/ag.v10i1.40552
Appears in Collections:GEA - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/34110/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.