Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/33572
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_NaturezaCienciaGeografica.pdf306,62 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorReis Júnior, Dante Flávio da Costapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Barbara Mayannept_BR
dc.contributor.authorFiguereido, Evelyn L. Diaspt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:54:06Z-
dc.date.available2019-01-02T13:54:06Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationREIS JUNIOR, Dante F. Costa; SILVA, Barbara Mayanne; FIGUEREIDO, Evelyn L. Dias. "Natureza da ciência geográfica": diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 24, n. 1, p. 191-208, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100191&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33572-
dc.description.abstractAusente das discussões sobre ensino de ciência, a Geografia continua transmitindo ao grande público a imagem desabonadora de disciplina meramente descritiva e catalográfica. No entanto, dada a natureza de seu objeto (a interface complexa de fenômenos naturais e dinâmicas socioeconômicas), ela possui notável potencial para uma leitura do tipo epistemológica - fato que, normalmente, deveria oportunizar modalidades de ensino mais instigantes e elucidativas. Apresentamos um diagnóstico geral sobre o conteúdo veiculado em textos correntes sobre (e para) o ensino da Geografia, ressaltando a ainda discreta incorporação de temas associados à filosofia e à história da ciência.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title"Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografiapt_BR
dc.title.alternative"Nature of geographical science" : diagnosis and possibilities of the insertion of epistemology in geography education in school and teacher training-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordNatureza da Ciênciapt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.license(CC BY) – Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013pt_BR
dc.description.abstract1Absent from the discussions about science teaching, Geography continues to transmit to the general public the degrading image of a purely descriptive discipline, with a merely recording role. However, given the nature of its object (the complex interface of natural phenomena and socioeconomic dynamics), it has a remarkable potential for an epistemological type of reading - a fact that should normally give rise to more insightful and elucidating teaching modalities. We present a general diagnosis of the content of current texts on (and for) Geography teaching, highlighting the still minimal incorporation of themes associated with philosophy and the history of science.-
Appears in Collections:GEA - Artigos publicados em periódicos

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/33572/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.