Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31670
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_RenataNeresdeMouraCoêlhodeAndrade.pdf2,33 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorAndrade, Renata Neres de Moura Coêlho de-
dc.date.accessioned2018-04-17T20:57:11Z-
dc.date.available2018-04-17T20:57:11Z-
dc.date.issued2018-04-17-
dc.date.submitted2017-12-22-
dc.identifier.citationANDRADE, Renata Neres de Moura Coelho de. O programa Salto para o Futuro e suas contribuições à formação continuada de docentes. 2017. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31670-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste projeto de pesquisa é compreender a audiência e uso pedagógico do programa Salto para o Futuro, produzido e exibido pela TV Escola, como ferramenta de formação de docentes. Apresentando de modo geral como é realizado o trabalho de produção do conteúdo da TV Escola e como o canal é disponibilizado e utilizado por estudantes e professores. O material de auxílio pedagógico é disponibilizado pelo Ministério da Educação via satélite por um canal de televisão com sinal digital e analógico e no portal da Internet. Dentre o público estão educadores, estudantes e pais que buscam mais recursos para complementar a formação escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, se pautou na análise de conteúdo dos programas Salto para o Futuro que tratam temas relacionados à formação de professores. Lançamos mão da análise documental, da observação e análise da amostra selecionada. O programa pode contribuir para autoformação de docentes, desde que o discurso político não prevaleça à frente dos interesses educacionais. Por fim, discutimos as perspectivas para o futuro e o uso do programa como plataforma educacional para formação continuada de docentes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO programa Salto para o Futuro e suas contribuições à formação continuada de docentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTV Escolapt_BR
dc.subject.keywordPrograma Salto para o Futuropt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordDocentespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this research project is to understand the audience and pedagogical use of the Salto para o Futuro program, produced and exhibited by TV Escola, as a training tool for teachers. Presenting in a general way how the production work of TV Escola content is carried out and how the channel is made available and used by students and teachers. The teaching aid material is made available by the Ministry of Education via satellite through a television channel with digital and analogue signal and in the Internet portal. Among the public are educators, students and parents who seek more resources to complement school education. The research, of a qualitative nature, was based on the content analysis of the programs Salto para o Futuro that deal with issues related to teacher training. We used documentary analysis, observation and analysis of the selected sample. The program can contribute to the self-training of teachers, provided that political discourse does not prevail in relationship of educational interests. Finally, we discuss the perspectives for the future and the use of the program as an educational platform for the continuous training of teachers.pt_BR
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/31670/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.