Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29077
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_PedagogiaSiMesmo.pdf230,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorTeles, Ana Maria Orofinopt_BR
dc.contributor.authorCerqueira, Teresa Cristina Siqueirapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:04:59Z-
dc.date.available2017-12-07T05:04:59Z-
dc.date.issued2013-09pt_BR
dc.identifier.citationTELES, Ana Maria Orofino; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. A pedagogia do si mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 931-951, jul./set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000300013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 jul. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29077-
dc.description.abstractEste artigo busca contribuir com o desenvolvimento de conceitos pedagógicos que prestigiem a subjetividade humana como elemento de integração dos aspectos simbólicos, emocionais, históricos, atuais, conscientes, não conscientes, racionais e irracionais. A proposta teórica que aqui se utiliza como filtro de percepção dos processos subjetivos é a teoria da subjetividade cultural-histórica de González Rey. Fez-se uma investigação construtivo-interpretativa de um curso online, cujo tema era da área da saúde, que teve como estratégia uma pedagogia de si que revelou posturas pedagógicas relevantes para emergência do aprendiz como sujeito.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprendept_BR
dc.title.alternativeThe self pedagogy : a discussion about the emergence of the subject who learns-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSujeito (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordSaúdept_BR
dc.subject.keywordEnsino a distânciapt_BR
dc.rights.licenseEducação & Realidade - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to contribute with the development of pedagogical concepts that esteems the human subjectivity as a point of integration between symbolic, emotional, historic, current, conscious, unconscious, rational and irrational aspects. The theorical perspective used in this paper as a perception filter of the subjective processes was the cultural-historic theory of subjectivity, from González Rey. A constructive-interpretative investigation was done in an online course about health matters, based in a self-pedagogy that revealed some pedagogical stances to the learner's emergence as a subject.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/29077/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.