Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/2305
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucimar Bastista de Almeida.pdf1,14 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNascimento, Elimar Pinheiro do-
dc.contributor.authorAlmeida, Lucimar Batista de-
dc.date.accessioned2009-11-25T17:29:42Z-
dc.date.available2009-11-25T17:29:42Z-
dc.date.issued2009-11-25-
dc.date.submitted2006-06-
dc.identifier.citationALMEIDA, Lucimar Batista de. Qualificação e inserção profissional: o caso dos ex-bolsistas de doutorado de engenharias e ciência da computação no país, período de 1996 a 2003 . 2006. 121 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2305-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2006.en
dc.description.abstractA acumulação crescente em conhecimento é o principal vetor de desenvolvimento econômico e social das nações, abrindo perspectivas para a sustentabilidade do desenvolvimento de um país. Nesse contexto, os bens intangíveis, como o capital humano e sua capacidade de executar processos e de inovar, são os principais ativos estratégicos. As agências de fomento brasileiras - o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - vêm investindo há mais de 50 anos na capacitação de recursos humanos do mais alto nível. Assim, têm fortalecido o Sistema de Pesquisa e de Pós-Graduação e propiciado a formação crescente do número de doutores em diferentes áreas do conhecimento. A presente dissertação visa analisar, por meio do cruzamento de informações do sistema de fomento do CNPq, o percentual de bolsistas de doutorado no País nas áreas de Engenharias e Ciência da Computação que efetivamente terminaram o doutorado no período de 1996 a 2003, bem como identificar aqueles que se encontram ativos no sistema de fomento do CNPq. Inicialmente, apresenta-se o desenvolvimento da formação de doutores no Brasil e sua relevância. Em seguida traça-se um quadro da inserção desses ex-bolsistas nos Sistemas de Pesquisa e Ensino da Pós-Graduação no País e a migração dos que estão fora desses sistemas, porém ativos no Currículo Lattes do CNPq, procurando identificar sua principal atividade profissional. É feito um breve relato da importância da capacitação de recursos humanos altamente qualificados, com destaque para as Engenharias e Ciência da Computação, para a sustentabilidade do desenvolvimento brasileiro, reforçado pela apropriação de conhecimentos técnicos e científicos pelos engenheiros para transformá-los em novos bens e serviços ou para aperfeiçoar os existentes. As conclusões do estudo apontam para a necessidade de se elaborar uma agenda, a fim de se adequar a preparação de recursos humanos altamente qualificados à realidade do mercado e às necessidades do País, nas áreas de ciência, tecnologia e inovação para a sustentabilidade do seu desenvolvimento. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIncreasing knowledge accumulation is the main agent of nations economic and social development, suggesting the perspectives for the sustainability of social and economical development of a country . In this framework, intangible goods, such as human capital and its capacity of execute processes and innovate, are main strategic assets. The fomentation agencies - National Council of Scientific and Technological Development (CNPq) and Coordination of Improvement of Personnel of Superior Level (Capes) have supported for over 50 years training high-level human resources, thus strengthening the post-graduation system, bringing forth a growing class of doctors in different areas of knowledge. The present work seeks to analyze, by crossing data from the grant system of CNPq, the percentage of doctorate grant holders in the country in Engineering and Computer Sciences that indeed finished the doctorate from 1996 to 2003, as well as to identify the professional activity of those active in the fomentation system of CNPq. Initially, it states the development of doctors formation in Brazil and its relevance. Follows an investigation of former-grant holders ingression in the National Systems of Research and Teaching in Post-Graduation and a study of the migration of those who are out of those systems, however active in the Lattes Curriculum of CNPq, aiming the identification of their main professional activity. Next a brief report of the importance of training highly qualified human resources is made, particularly for the Engineering and Computer Sciences, for the sustainability of Brazilian development, reinforced by the appropriation of technical and scientific knowledge by engineers to transform them in new products and services or to improve the existent ones. This study conclusions indicate the need of setting an agenda, so the formation of highly qualified human resources will be adequate to market demands and to Brazilian aspirations in Science, Technology and Innovation, promoting the sustainability of its development.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleQualificação e inserção profissional : o caso dos ex-bolsistas de doutorado de engenharias e ciência da computação no país, período de 1996 a 2003en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordRecursos humanosen
dc.subject.keywordBolsas de doutoradoen
dc.subject.keywordEgressosen
dc.subject.keywordPós-graduaçãoen
dc.subject.keywordConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)en
dc.subject.keywordCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)en
dc.location.countryBRAen
Appears in Collections:CDS - Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável: Política e Gestão de Ciência e Tecnologia (Dissertações)

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/2305/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.