Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/22327
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2016_RogérioPontesAndrade.pdf7,74 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorFicher, Sylvia-
dc.contributor.authorAndrade, Rogério Pontes-
dc.date.accessioned2017-01-30T19:38:58Z-
dc.date.available2017-01-30T19:38:58Z-
dc.date.issued2017-01-30-
dc.date.submitted2016-09-27-
dc.identifier.citationANDRADE, Rogério Pontes. Matrizes tectônicas da arquitetura moderna brasileira 1940 – 1960. 2016. 182 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22327-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2016.en
dc.description.abstractA produção modernista brasileira alcançou autonomia, reconhecimento e influência no panorama internacional nas décadas de 1940 e 1950. Uma de suas peculiaridades mais notáveis foi o protagonismo das estruturas, intrínsecas às formas arquitetônicas, que acabavam por determinar e serem por elas determinadas, em sutis articulações. Tais articulações suscitaram a pertinência da utilização da teoria tectônica, numa variante das análises baseadas na percepção visual e geométrica da forma arquitetônica. A pesquisa historiográfica dessa produção revelou padrões morfológicos recorrentes, nos quais as composições arquitetônicas foram fundamentadas em estratégias construtivas, investigou suas manifestações pioneiras, seu desenvolvimento e sua historicidade, buscando a clarificação desses processos, à luz da tectônica.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMatrizes tectônicas da arquitetura moderna brasileira 1940 – 1960en
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordArquitetura moderna brasileiraen
dc.subject.keywordArquitetura - composição, proporção, etc.en
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.09.T.22327-
dc.description.abstract1The Brazilian modernist production reached autonomy, recognition and influence on the international scene in the 1940s and 1950s One of his most notable peculiarities was the protagonism of the structures, inherent in architectural forms, which had just determined and be determined by them, in subtle joints. Such joints raised the relevance of the use of tectonics theory, a variant of the analysis based on visual and geometric perception of architectural form. The historical research of this production revealed recurrent morphological patterns, in which the architectural compositions were based on constructive strategies investigated its pioneering manifestations, its development and its historicity, seeking clarification of these processes in the light of tectonics.en
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/22327/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.