http://repositorio.unb.br/handle/10482/15423| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2013_MonicaJacomeLucena.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | Ressentimento e melancolia na poética Drummondiana de Claro Enigma | 
| Autor(es): | Lucena, Mônica Jâcome de | 
| Orientador(es): | Pilati, Alexandre Simões | 
| Assunto: | Poesia brasileira Melancolia Ressentimento Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 | 
| Data de publicação: | 3-abr-2014 | 
| Data de defesa: | 30-set-2013 | 
| Referência: | LUCENA, Mônica Jácome de. Ressentimento e melancolia na poética Drummondiana de Claro Enigma. 2013. 153 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Resumo: | Esse  trabalho  procura  analisar  como  traços  de  melancolia  e  ressentimento  surgem  na  forma dos  poemas  em  Claro  enigma  e  tornam-se  elementos  que  configuram    coerência  à  obra  do 
poeta  Carlos  Drummond  de  Andrade.  Foram  escolhidos  poemas  como  “Dissolução”,  que  dá tom ao volume, posto que a poética seja constituída de resíduos e fragmentos,  e um eu lírico reflexivo e preocupado com temas recorrentes como família, história e a própria poesia. Sob a perspectiva do olhar drummondiano sempre “cismado”, foram realizadas leituras dos  demais poemas: “A ingaia ciência”, “Fraga e sombra”, “A mesa”, “Os bens e o sangue” e “Mortes das 
casas  de  Ouro  Preto”,  confrontados  com  outros  poemas,  e  uma  fortuna  crítica  selecionada sobre o poeta especialmente os estudos de: Antonio Candido, Iumna Simon, Homero Vizeu e Betina Bischof. Assim foi direcionado este trabalho. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work aims to analyze how traces of melancholy and resentment are brought up from the structure of poems in Claro Enigma and become elements that bring coherence to the work of the poet Carlos Drummond de Andrade. The poems that were chosen, like “Dissolution”, give the tone to the volume, since that poetic is constituted of residuals and fragments and a reflective poetic self, concerned with recurrent themes as family, history and poetry itself. Under Drummond’s look, always “brooded”, the reading of the other poems of the book had been presented: “A ingaia ciência”, “Fraga e sombra”, “A mesa”, “Os bens e o sangue” and “Mortes das casas de Ouro Preto”, confronted with others and with a selected critique fortune about the poet, specially the studies of Antonio Candido, Iumna Simon, Homero Vizeu and Betina Bischof. That’s how this work is oriented. | 
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | 
| Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2013. | 
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura | 
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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