Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/15404
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPITULO_DireitosSexuaisReprodutivos.pdf2,89 MBAdobe PDFView/Open
Title: Direitos sexuais e reprodutivos : qual o desafio imposto pela deficiência?
Authors: Diniz, Debora
Assunto:: Sexualidade
Deficientes
Issue Date: 2010
Publisher: Ministério da Saúde
Citation: DINIZ, Debora. Direitos sexuais e reprodutivos: qual o desafio imposto pela deficiência? In: BRASIL. Ministério da Saúde (Org.). I Seminário Nacional de Saúde: direitos sexuais e reprodutivos e pessoas com deficiência. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. p. 80-85. Disponível em: http://www.saude.ms.gov.br/controle/ShowFile.php?id=90039. Acesso em: 17 fev. 2014.
Abstract: Em resumo, minha pergunta que encerra esta apresentação é: quem é o sujeito de direito no campo da deficiência, aquele que reclama o direito de reprodução e sexualidade? Uma primeira tentativa seria elencar uma série de deficiências e passarmos, inutilmente, a discutir que grupos deveriam ter seus direitos garantidos ou não. Como disse, isso é inútil, mas principalmente injusto. Pois é um direito universal, e a diversidade humana se expressa em qualquer corpo que venhamos a habitar ou já habitamos. Reprodução e sexualidade são fundamentais para garantir a dignidade humana. É preciso políticas de afinidade entre as pessoas com deficiência e outras expressões da diversidade corporal, tais como sexo ou raça. O que importa é reconhecer que a deficiência é objeto de opressão e é isso que une os diferentes grupos.
Licença:: Ministério da Saúde - Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.
Appears in Collections:SER - Livros e capítulos de livros

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/15404/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.