Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/15250
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ModeloSocialDeficiencia.pdf326,2 kBAdobe PDFView/Open
Title: Modelo social da deficiência : a crítica feminista
Authors: Diniz, Debora
Assunto:: Pessoas com deficiência física
Feminismo
Issue Date: Jul-2003
Publisher: LetrasLivres
Citation: DINIZ, Debora. Modelo social da deficiência: a crítica feminista. SérieAnis, Brasília, v. 28, p. 1-10, 2003. Disponível em: <http://www.anis.org.br/serie/artigos/sa28(diniz)deficienciafeminismo.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2014.
Abstract: Trata sobre o feminismo e a sua contribuição para as pesquisas e intervenções em saúde. O tema deficiência foi escolhido para a análise da contribuição da epistemologia feminista para a saúde coletiva, tendo em vista que os estudos sobre deficiência partem do mesmo pressuposto político e teórico do feminismo - o de que a desigualdade e a opressão contra grupos vulneráveis devem ser combatidos - e de que o início da estruturação dos estudos sobre deficiência pautou-se largamente no modelo analítico dos estudos de gênero que supunham a diferenciação entre sexo (natureza) e gênero (social), o que, no campo da deficiência, passou a ser compreendido como a diferença entre lesão (natureza) e deficiência (social). A autora apresenta a estruturação do campo dos estudos sobre deficiência nos anos 1970 e 1980, e, em seguida, comenta o impacto e a contribuição das perspectivas feministas nos anos 1990.
Description: Conferência ministrada no VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em julho de 2003, Brasília.
Licença:: SérieAnis - Autorização dada ao Repositório Institucional da UnB (RIUnB) pelo editor da revista, em 24 de novembro de 2009, nos seguintes termos: é permitida a divulgação dos artigos da revista.
Appears in Collections:SER - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/15250/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.