http://repositorio.unb.br/handle/10482/15181| Fichier | Description | Taille | Format | |
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| 2013_IzabellaSilvaNegraoTrajano.pdf | 5,98 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | 
| Titre: | A imagem como agente de representação social e ideológica no discurso multimodal | 
| Auteur(s): | Trajano, Izabella da Silva Negrão | 
| Orientador(es):: | Vieira, Josênia Antunes | 
| Assunto:: | Imagem Multimodalidade Representações sociais Ideologia Multiletramentos | 
| Date de publication: | 14-fév-2014 | 
| Data de defesa:: | 28-nov-2013 | 
| Référence bibliographique: | TRAJANO, Izabella da Silva Negrão. A imagem como agente de representação social e ideológica no discurso multimodal. 2013. 210 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Résumé: | A  pesquisa  intitulada  “A  imagem  como  agente  de  representação  social  e  ideológica  no discurso multimodal” tem como objetivo investigar a função semiótica de imagens como agentes  de  construção  de  representações  sociais  e  ideológicas,  como  formas  simbólicas mediadas pelos meios de comunicação de massa, influenciando diretamente na produção de significados do discurso. O estudo defende a tese de que  “a  imagem desempenha um papel  de  agente  na  construção  de  representações  sociais  e  ideológicas  de  estruturas sociais,  por  meio  de  múltiplas  articulações  semióticas  no  discurso  multimodal”.  Para alcançar  esse  objetivo,  discursos  multimodais  de  uma  marca  e  de  um  produto  foram 
selecionados  para  ser  investigados  em  três  segmentos  diferentes  de  análises:  análise textual e discursiva, análise social e análise multimodal. Essas diferentes análises também tiveram como objetivo responder aos três questionamentos que nortearam a pesquisa: (1) Qual  a  relevância  do  estudo  da  imagem  como  agente  de  representações  sociais  e ideológicas  no  discurso  multimodal?  (2)  Como  as  imagens  atuam  na  construção  dessas representações marcadas nos discursos como modo de produção de significados? (3) Qual é o papel da  imagem  no discurso  multimodal para uma  nova perspectiva do  letramento? A pesquisa enquadra-se no perfil da investigação qualitativa, uma vez que demanda uma 
visão  mais  holística  do  processo  de  pesquisa  social,  com  diferentes  metodologias, contribuindo  para  a  sua  sustentação  e  embasamento.  (BAUER;  GASKELL;  ALLUM, 2008, p. 26). Fundamentada nas teorias da Análise de  Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1992,  1995,  2003,  2006,  2010,  2012),  da  Semiótica  Social  (KRESS;  VAN  LEEUWEN, [1996], 2006), da Multimodalidade (KRESS, 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001), da Ideologia   (THOMPSON,   [1995],   2009)   e   dos  ‘Multiletramentos’   (ROJO,   2012), evidenciamos que a imagem desempenha, com todo o seu potencial semiótico, importante papel  de  agência  no  discurso  e,  por  esse  motivo,  merece  ser  estudada  e  ser  reconhecida como  um  modo  semiótico  capaz  de  produzir  significados.  Buscar  esse  reconhecimento, hoje,  no  mundo  moderno,  é  reconhecer  que  esse  mesmo  mundo  está  cada  vez  mais 
multimodal  e,  por  isso,  outros  modos  semióticos  de  comunicação  e  de  linguagem  são exigidos pela  sociedade globalizada, demandando o conhecimento de novos  letramentos (multiletramentos)  e  da  prática  deles  no  ambiente  escolar,  a  fim  de  possibilitar  aos estudantes  (leitores)  condições  reais  para  o  entendimento  do  discurso  por  meio  de 
diversos  recursos  semióticos.  Ao  analisar  as  campanhas  publicitárias,  ora  discursos 
multimodais,  foi  possível  evidenciar  que  os  anunciantes  de  uma  marca  ou  produto, 
conscientes  da  agência  das  imagens,  empregam  tal  modo  semiótico  com  sutileza  e criatividade  na  tentativa  de  conquistar  o  seu  público-alvo  e  dessa  forma  auxiliam  na construção da representação social e ideológica dessas estruturas sociais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The entitled research “The image as an agent of social and ideological representations into multimodal discourses”, aims to investigate about the semiotic function of images as agents of construction of social and ideological representations in multimodal discourses as symbolic forms mediated by the mass media, influencing straightly on the discourse eaning making. The study supports the thesis that “the image plays a role of an agent in the construction of social and ideological representations of social structures, through multiple semiotic articulations into the multimodal discourse”. To reach this goal, multimodal discourses of a brand and a product were selected for three different segments of analyses: textual and discursive analysis, social analysis and multimodal analysis. These different ways of analyses also aimed to answer to the three questions which directed the research: 1) What is the relevance of the image as an agent of social and ideological representations into multimodal discourses? 2) How do images act in the construction of these representations marked in discourses as a mode of meaning making? 3) What is the roll of the image into the multimodal discourse for a new perspective of literacy? The research makes part of a quality study, which different methodologies help to sustain and to base (BAUER, GASKELL e ALLUM, 2008, p. 26). Based on theories such as Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1992, 1995, 2003, 2006, 2010, 2012), Social Semiotics (KRESS e VAN LEEUWEN, [1996], 2006), Multimodality (KRESS, 2010; KRESS e VAN LEEUWEN, 2001), Ideology (THOMPSON, [1995], 2009) and ‘Multiliteracies’ (ROJO, 2012), we evidenced that the images do play, with its all semiotic potential, an important role as agents into the discourse and because of this they deserve to be investigated and acknowledged as semiotic modes which are as capable to make meanings, as the verbal language is. Requesting that acknowledgement, in this modern world, means that we recognize this world has become more and more multimodal and because of that other communicational and language semiotic resources are required by this globalized society, demanding a knowledge of new literacies (‘multiliteracies’) and also their practice into the scholar field, to enable real possibilities to the students (readers) in order to make them understand the discourse through a range of semiotic resources. Analyzing such advertisements, multimodal discourses, was possible to perceive that brand or product advertisers, who are aware of the agency of images, use such semiotic resources with acuity and creativity in the attempt of attracting their audience and doing that, help to construct the social and ideological representations of these social structures. | 
| Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013. | 
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| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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