| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Silva, Gustavo de Castro e | - | 
| dc.contributor.author | Francischetti, Délcia Silva | - | 
| dc.date.accessioned | 2014-02-14T13:50:23Z | - | 
| dc.date.available | 2014-02-14T13:50:23Z | - | 
| dc.date.issued | 2014-02-14 | - | 
| dc.date.submitted | 2013-12-29 | - | 
| dc.identifier.citation | FRANCISCHETTI, Délcia Silva. Conformação contemporânea do Barroco na identidade cultural brasileira. 2013. 193 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15178 | - | 
| dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Pós-Graduação em Comunicação, 2013. | en | 
| dc.description.abstract | Na  formação  da  identidade  brasileira  o  Barroco,  enquanto  arte  e  conceito  assumiu  um  papel preponderante. Os seus componentes estéticos foram utilizados para compor uma linguagem autônoma baseada na imagem, servindo como meio para a formulação de um discurso político-ideológico, visando 
facilitar  a  comunicação  entre conquistadores  e  conquistados,  e  posterior  domínio  europeu  sobre  as 
populações nativas e os demais grupos étnicos incorporados ao processo de formação do povo brasileiro. A  arte  colonial  brasileira,  resultado  do  uso  sistemático  dessa  linguagem,  foi  utilizada  no  século  XVI 
como  dispositivo  a  serviço  da  Contrarreforma,  mostrando-se particularmente  eficiente  enquanto estratégia de aproximação e persuasão, propiciando a subjetivação de índios e negros baseada em valores 
essencialmente brancos e europeus. Este trabalho resgata o percurso do Barroco na história brasileira, enquanto arte, dispositivo e conceito, considerando-o nos contextos históricos que precedem e sucedem 
o descobrimento do Brasil até a atualidade, buscando elementos característicos cujos referenciais visuais coincidam  com  aqueles  presentes  na  arte  barroca  e  em  suas  recontextualizações  presentes  na 
comunicação de massa do Brasil do século XXI, propondo uma reflexão sobre o papel do Barroco como chave na conformação da identidade cultural brasileira. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en | 
| dc.description.abstract | In the building of Brazilian identity, the Baroque, as art expression and concept, took a preeminent role. Their  aesthetic  components  were  used  to  compose  a  language  based  on  autonomous  image  that  was applied  in  constructing  a  political-ideological  discourse,  in  order  to  facilitate  the  communication between  conquerors  and  conquered.  In  the  same  sense,  Baroque  was  used  to  assure  the  European dominance  over  the  native  populations  and  other  ethnic  groups  incorporated  into  the  process  of 
formation of the Brazilian people. The Brazilian colonial art, which resulted from the systematic use of this  language,  was  taken  in  the  sixteenth  century  as  a  device  to  Counter-Reform,  being  particularly effective as an approach and persuasion strategy, providing the subjectivity for Indians and Blacks based 
mostly in white and European values. This work recovers the path of the Baroque in Brazilian history, as art and  device concept, considering the historical contexts  that  preceded  and  followed the  Brazil’s 
discovery, in the XV century up to nowadays, seeking elements whose visual references characteristics matches  to  those  present  in  the  Baroque  and  in  their  reconfigurations  within  Brazilian  mass 
communication in the XXI century, proposing a reflection on the role of the Baroque as key to shape the Brazilian cultural identity. | en | 
| dc.language.iso | Português | en | 
| dc.rights | Acesso Aberto | en | 
| dc.title | Conformação contemporânea do Barroco na identidade cultural brasileira | en | 
| dc.type | Dissertação | en | 
| dc.subject.keyword | Arte barroca - Brasil | en | 
| dc.subject.keyword | Identidade brasileira | en | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en | 
| dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
 |