http://repositorio.unb.br/handle/10482/15167| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2013_BethaniaRamosMeireles.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | Formação em saúde, trabalho e sofrimento de profissionais de saúde que atuam em um CAPS ad : um estudo exploratório | 
| Autor(es): | Meireles, Bethânia Ramos | 
| Orientador(es): | Costa, Ileno Izídio da | 
| Coorientador(es): | Parreira, Clélia Maria de Souza Ferreira | 
| Assunto: | Trabalho - aspectos psicológicos Pessoal da área médica Sofrimento Educação permanente | 
| Data de publicação: | 13-fev-2014 | 
| Data de defesa: | out-2013 | 
| Referência: | MEIRELES, Bethânia Ramos. Formação em saúde, trabalho e sofrimento de profissionais de saúde que atuam em um CAPS ad: um estudo exploratório. 2013. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Resumo: | Este  estudo  analisa  a  implementação  da  Política  de  Educação  Permanente  em  Saúde  e  sua contribuição para a compreensão do sofrimento psíquico dos profissionais de saúde que atendem em  um  Centro  de  Atenção  Psicossocial  –  álcool  e  drogas  (CAPS  ad),  localizado  no  Distrito Federal.  A  pesquisa  busca  compreender  o  processo  de  trabalho  dos  profissionais  de  saúde, 
identificar  as  vivências  de  prazer,  a  manifestação  do  sofrimento  psíquico,  as  estratégias  para lidar  com  o  sofrimento  que  o  trabalho  demanda  e  identificar  as  oportunidades  de  Educação Permanente  em  Saúde.  A  pesquisa  foi  realizada  com  oito  profissionais  de  saúde  que  atuam  no CAPS  ad  de  Sobradinho,  no  Distrito  Federal,  de  ambos  os  sexos  e  de  diversas  graduações  em Saúde. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista  individual com roteiro aberto emiestruturado.  Os  dados foram  analisados  segundo o 
Discurso  do  Sujeito  Coletivo,  à  luz  do  referencial  teórico  da  Psicodinâmica  do  Trabalho  e  de estudos realizados  na temática.  Os resultados da  pesquisa apontam  que  a  capacitação em  saúde oferecida não auxilia na amenização do sofrimento, mas sinaliza outros fatores responsáveis por 
manter os profissionais saudáveis no CAPS ad investigado. O estudo concluiu que um processo de capacitação adequado à realidade do serviço, que integre ensino-serviço, pode colaborar para a amenização do sofrimento psíquico dos profissionais de saúde que atuam no serviço do CAPS ad  e  que  a  supervisão clínico-institucional  deve  ser entendida  enquanto  uma  ação  de  Educação Permanente em Saúde. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study analyses the implementation of the Continuing Education in Health Policy and its contribution to understanding the psychic suffering of health professionals serving in a Psychosocial Care Center – alcohol and drugs (CAPS ad), located in the Federal District. The research aims to understand the work of health professionals, identify the experiences of pleasure, the manifestation of psychic suffering, strategies to deal with the suffering at work and opportunities for continuing education in health. The research was conducted with eight health professionals working in CAPS ad Sobradinho at the Federal District, of both sexes and various degrees in health. This is a quantitative and qualitative research that used as a tool for data collection during individual interviews with open semi-structured script. Data were analyzed using the Collective Subject Discourse, in the light of the theoretical psychodynamics of work and studies on the subject. The survey results indicate that education offered to health professionals CAPS ad does not help in alleviating the suffering, but the study indicates other factors responsible for maintaining the health professionals at work. The study concluded that a process of training appropriate to the reality of the service, which integrates teaching service, can contribute to the alleviation of suffering mental health professionals who work in the service of CAPS ad and institutional clinical supervision must be understood as one action continuing health education. | 
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | 
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013. | 
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde | 
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.