| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Barbato, Silviane Bonaccorsi | - | 
| dc.contributor.author | Carlucci, Ana Paula | - | 
| dc.date.accessioned | 2014-02-05T14:38:25Z | - | 
| dc.date.available | 2014-02-05T14:38:25Z | - | 
| dc.date.issued | 2014-02-05 | - | 
| dc.date.submitted | 2013-12-05 | - | 
| dc.identifier.citation | CARLUCCI, Ana Paula. De mediador a elo promotor: um estudo sobre os posicionamentos  plurais de professores em contextos virtuais de aprendizagem. 2013. xii, 136 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento   Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15109 | - | 
| dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013. | en | 
| dc.description.abstract | No  nosso  trabalho,  discutimos  um  aspecto  pouco  estudado  no  âmbito  da  formação  docente universitária:  a  construção  identitária  em  contexto  de  formação  em  ambientes  virtuais.  Os processos   formativos   contribuem   com   dois   processos   inter-relacionados:   a   construção   de significados  sobre  os  conteúdos  curriculares  e  a  configuração  de  novas  identidades.  No  processo 
em  que  ambos  tornam-se  identificáveis,  professores  e  estudantes  utilizam  categorias  sociais  de identidade  que  circulam  em  um  tempo  e  espaço  específicos,  ao  mesmo  tempo  em  que  se 
posicionam  e  são  posicionados  com  as  características  ou  comportamentos  de  pessoas  que  são interpretadas  em  relação  àquelas  categorias,  tornando-se  pertencentes  ou  não  a  um  determinado 
grupo social. Assim, o processo de apropriação de conhecimentos tem uma possível influência no modo em que cada pessoa percebe a si mesma. Desde esse ponto de vista, o recurso à reflexividade se aplica ao fazer prático dos futuros professores e a quem serão, isto é, ao próprio posicionamento 
subjetivo  e  identitário.  Estudamos  os  espaços  formativos  virtuais, particularmente  o  fórum  de discussão,  visto  como  artefato  mediador  da  atividade  que  formaliza  o  fluxo  das  informações  e comunicações  a  partir  de  atividades  coletivas,  ou  seja,  conecta  a  pessoa  com  os  outros  e  com  o objetivo  da  atividade.  O  fórum  de  discussão  acadêmico  virtual  caracteriza-se  por  ser  feito  para estudantes, com cunho educativo e formativo, onde os participantes usam a rede de computadores para  comunicarem-se  com  os  outros  e  construir  conhecimentos  teóricos  e  práticos  de  forma assíncrona  para  alcançar  o  objetivo  da  aprendizagem.  Situamos  esse  duplo  processo  na  formação 
docente  universitária  nos  ambientes  mediados  pelas  tecnologias  de  informação  e  comunicação (TIC) com objetivo de analisar os significados mediadores de ser professor na era tecnológica  em dois  fóruns  que  contaram  com  a  participação  de  58  estudantes  em  formação  no  curso  de 
Licenciatura  Letras-Português  da  Universidade  Aberta  do  Brasil.  Realizamos  cinco  níveis  de análises:  sincrônica,  diacrônica,  análise  temática  dialógica,  turno  de  intervenção  nos  fóruns  de 
discussão e nível pragmático do discurso. Os resultados sugerem os posicionamentos e significados do ser professor sendo impactados na tensão e negociação entre professor como principal agente de 
transmissão do conhecimento em oposição ao método construtivista, professor como mediador do conhecimento. Os resultados indicaram também que os sentimentos que os motivaram a escolher a profissão geraram os sentidos sobre a profissão, ora como bons professores, sendo eles polivalentes 
e   multifacetados,   em   constante   formação   e   reflexão,   ora   como   docentes   amargurados, desinteressados que escolheram a profissão por falta de opção ou tradição familiar. Os significados 
mediadores   de   ser   professor   nos   estudantes   se   constituíram dialogicamente   por   meio   da participação  nas  práticas  de  intercâmbios  discursivas, com  as  quais  se  produz no  fórum estudado. Nele, se fazem presente diferentes significados sobre a identidade e a prática docente em processos 
de troca entre o mundo não virtual, por exemplo, as diferentes imagens sociais sobre sua atuação e como deveria ser o professor, e os processos concretos de troca realizados no fórum virtual. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en | 
| dc.description.abstract | In  this  work,  we  discuss  an  aspect  that  is  less  studied  in  the  context  of  continued  education  of teachers  in  the  university:   identity  construction  in  context  of  educational  virtual  environments. Educational  processes  contribute  to  two  intertwined  processes:   construction  of  meaning  on  the 
syllabus,  and  configuration  of  new  identities.  In  the  process  in  which  both  become  identifiable, teachers  and  students  use  social  categories  of  identity  that  circulate  throughout  time  and  space  at the  same  time  in  which  they  position  themselves  and  are  positioned  with  the  characteristics  or 
behaviors  of  people  who  are  interpreted  in  relation  to  those  categories,  as  belonging  or  not  to  a certain  social  group.  Therefore,  the  process  of  appropriation  of  knowledge  may  influence  in  the way each person perceives him/herself. From this point of view, resorting to reflexivity applies not 
only to the practical education as a future teacher, but also to who they will be, i.e., their subjective position  and  identity. We  studied  virtual  educational  spaces,  particularly  the  discussion  forum, 
which  is  seen  as  the  activity  mediating  device  that  formalizes  the  flow  of  information  and communication through collective activities, i.e., it connects people with one another and with the 
purpose  of  the  activity.  The  academic  virtual  forum  of  discussion  is  built  by  students  as  an educational  and  training  tool,  where  participants  use  the  net  to  communicate  with  each  other  and 
exchange  theoretical  and  practical  knowledge  in  an  asynchronous  way  to  achieve  the  goal  of learning.  In  our  case,  we  situate  this  dual  process  in  the  teacher’s  undergraduation  education  in environments mediated by ICT. Our objective was to analyze the meaning of becoming a teacher in a  virtual  discussion forum  of  the  discipline  Psychology  and  School  offered  by  the  Undergraduate 
Program of Portuguese Language and Literature in the Brazilian Open University (UAB).   For the analysis  of  information,  we  carried  out  five  analyses:  synchronic, diachronic,  turn-taking  talk, dialogical  thematic  analysis,  and  pragmatic  discourse  analysis.   Results  suggest  that positions  and meanings about teacher identity are placed in through tension and negotiation between a traditional conception  of  the  teacher  work  –teacher  as  locus  and  transmission  of  knowledge-,  and  a 
meditational one –teacher as mediator in the construction of knowledge-. In addition, we identified several feelings which motivate the decision of becoming a teacher. Those feelings are articulated over  two  kinds  of  meanings:  on  one  hand,  to  be  a  good  teacher,  as  polyvalent,  multifaceted, 
reflective  and  continuous-formed  professional;  and  on  the  other  hand,  to  be  a  bitter  and uninterested teacher, who chooses this profession because of family tradition or as a simple option among others.  In conclusion, as our forum reveals, the identity of the future teacher is constructed 
dialogically  through  discursive  practices  and  interchanges.  Different  meanings  about  identity  and practice  of  the  teacher  are  actualized  in  the  forum  in  a  interchange  process  between  real  world  – social images about what is or must be a teacher- and the specific activity constructed in the virtual forum. ______________________________________________________________________________ RESUMEN | en | 
| dc.description.abstract | En  nuestro  trabajo,  se  discute  un  aspecto  poco  estudiado  en  la  formación  de  profesores:  la construcción de la identidad profesional que ocurre durante la formación en entornos virtuales. Los 
procesos  de  formación  contribuyen  con  dos  procesos  interrelacionados:  la  construcción  de significados  y  el aprendizaje,  y la  configuración  de  nuevas  identidades.  De  este modo, el  proceso 
de  apropiación  de  conocimientos  tiene  una  posible  influencia  en  el  modo  en  que  cada  persona  se piensa y se percibe a sí misma. Desde ese punto de vista, el recurso a la reflexividad se aplica no 
sólo al hacer práctico de los futuros profesores sino también al propio posicionamiento subjetivo e identitario. Con esto en mente, hemos realizado un estudio de los espacios virtuales de formación, 
en particular el foro de debate, visto como un artefacto que media la actividad y en el que formaliza el  flujo  de  información  y  comunicaciones  colectivas.  En  el  foro  de  discusión  virtual  participan estudiantes  y  profesores  y  tiene  un  propósito  educativo  y  formativo.  Los  estudiantes  utilizan  los foros para comunicarse con otros y elaborar conceptos teóricos y prácticos de modo asíncrono, para alcanzar  diferentes  objetivos  de  aprendizaje.  Nuestro  objetivo  fue  analizar  los  significados mediadores de la formación de la identidad profesional docente en un foro virtual de debate, en la asignatura  “Psicología  Escolar”  que se ofrece  en la  Licenciatura  en  Literatura  en  Portugués, en  la Universidad Abierta de Brasil. Para el análisis de la información utilizamos cinco tipos de análisis: sincrónico,  diacrónico,  turnos  de  habla,  temática  dialógica  y  pragmática  del  discurso.  Los resultados  sugieren  que  los  posicionamientos  y  los  significados  sobre  el  ser  profesor  están  siendo moldeados por las experiencias de aprendizaje anteriores, por experiencias sociales, familiares y los intercambios  en  el propio contexto  de  educación  a  distancia.  Los  significados  que  circulan  en  los foros  se  situan  en  la  tensión  y  la  negociación  de  los  conceptos  traidos  del  metodo  tradicional  (el profesor  como  principal  agente  de  localización,  instrucción  y  transmisión  de conocimiento)  y  el or  en  la  construcción  del  conocimiento.  Observamos  también  que  los 
sentimientos que motivan a los futuros profesores a escoger la profesión docente se articulan sobre diversos  significados,  como  ser buenos  profesores; esto es  profesores  polivalentes,  multifacéticos, en constante reflexión y formación; o, por el contrario, profesores amargados y desinteresados que 
escogen  la  profesión  por  falta  de  otras  opciones  o  por  tradición  familiar.  Los  significados mediadores  de  la  identidad  del  futuro  profesor  se  constituyeran  dialógicamente  por  medio  de  la 
participación  en  prácticas  de intercambios  discursivos,  como  los  que  se  producen  en  el  foro estudiado. En él se hacen presentes diferentes significados sobre la identidad y la práctica docente, provenientes  de  los  procesos  de  intercambios  del  mundo  no  virtual,  por  ejemplo,  las  diferentes imagenes  sociales  sobre  lo  que  es  y  lo  que  debería  ser  un  profesor,  y  los  procesos  concretos  de intercambios realizados en un foro virtual. | en | 
| dc.language.iso | Português | en | 
| dc.rights | Acesso Aberto | en | 
| dc.title | De mediador a elo promotor : um estudo sobre os posicionamentos plurais de professores em contextos virtuais de aprendizagem | en | 
| dc.title.alternative | From mediator to link promoter : a study on teachers's plural positions in virtual learning contexts | en | 
| dc.title.alternative | De mediador a conexo promotor : un estudio sobre los posicionamientos plurales de  los profesores en los entornos virtuales de aprendizaje | en | 
| dc.type | Tese | en | 
| dc.subject.keyword | Professores - formação | en | 
| dc.subject.keyword | Identidade (Psicologia) | en | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en | 
| dc.contributor.advisorco | Castro-Tejerina, Jorge | - | 
| dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde | pt_BR | 
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
 |