http://repositorio.unb.br/handle/10482/15060| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2013_InaraLinnMaracci.pdf | 4,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | Socialização, papéis de gêneros e desenvolvimento psicológico : tecendo narrativas femininas | 
| Autor(es): | Maracci, Inara Linn | 
| Orientador(es): | Fávero, Maria Helena | 
| Assunto: | Mulheres - identidade social Identidade de gênero Psicologia do desenvolvimento | 
| Data de publicação: | 29-jan-2014 | 
| Data de defesa: | 28-nov-2013 | 
| Referência: | MARACCI, Inara Linn. Socialização, papéis de gêneros e desenvolvimento psicológico: tecendo narrativas femininas. 2013. xii, 309 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Resumo: | A socialização e a construção identitária de gênero são  processos importantes do desenvolvimento psicológico humano. Esse estudo investigou como as mulheres constroem seus papéis de gênero e vivenciam  o  seu  processo  de  socialização  durante  o  seu  desenvolvimento,  a  partir  de  narrativas. Participaram  da  pesquisa  quatro  mulheres  entre  37  e  55  anos  de  idade, servidoras  de  uma universidade  pública  do  DF.  Três  delas  com  formação  de  nível  superior  e  uma  de  nível  médio. Todas eram  mães  (2 a  3 filhos), sendo uma  casada,  uma  em  união  estável, uma  divorciada e  uma solteira.  As  participantes  se  consideraram  pertencentes  à  classe  baixa  e  média.  A  coleta  de  dados desenvolveu-se  em  três  etapas  consecutivas.  Na  primeira,  solicitou-se  uma  narrativa  escrita: “Minha  história  de  vida:  de  menina  até  hoje”.  Na  segunda,  foram  propostas  questões  individuais elaboradas a partir das narrativas. Na terceira etapa, os temas comuns evidenciados  nas narrativas foram  apresentados  como  objeto  de  discussão  para  três  sessões  de  grupo  focal.  Os  dados  obtidos nas duas primeiras etapas foram analisados como um texto, tomando-se a proposição como unidade de análise. As interlocuções do grupo focal foram submetidas à análise dos atos da fala. A análise dos resultados das etapas iniciais sugere que: a socialização, a construção e desempenho de papéis sociais  femininos  ainda  fundamentam-se  pelas  ideologias  da  naturalização,  do patriarcado  e  do mito  do  amor  materno;  os  papéis  femininos  tradicionais,  de  esposa  e  mãe,  ainda  são  fortemente socializados ao longo da vida e são priorizados, em detrimento de outros papéis, como os papéis de pessoa,  mulher  e  profissional;;  o  foco  na  queixa  do  abandono  e  na  ausência  do  apoio  masculino demonstra a posição de destaque, dada à figura masculina, e a consequente dependência feminina, conforme  parâmetros  patriarcais.  Os  dados  do  grupo  focal  revelaram:  a  dificuldade  das  mulheres em  adotarem  ou  aceitarem  uma  fala  feminina  mais  assertiva  e  a  criação  de  um  falso  self;  a socialização de atitudes femininas como a dependência, o apego, o medo do abandono, a queixa, e a permanência de um padrão de feminilidade, no qual as mulheres devem ser boas, ceder, agradar e viver  em  função  dos  outros.  O  método  adotado  se  revelou  propício  à  investigação  proposta  neste estudo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The socialization and the development of a gender identity in our society by individuals are important processes of human psychological development based on the narratives. This study investigated how women create their female gender roles, and how they are influenced by social parameters throughout their development. Four women between the ages of thirty-seven and fifty-five participated in this study. These women are all employed at a Public University, in Brazils Federal District. Three of the women have College degrees and one holds a high school diploma. All are mothers, with two to three children. One is married, one is in a stable union, one is divorced and one is single. The participants considered themselves to be of the lower to the middle socio-economic class. Data was collected in three consecutive stages. In the first phase, we asked the participants to write a narrative: "My life story: from girl to present." In the second phase, we questioned them about issues raised in their narrative. In the third phase, we presented for discussion elements that were common in the first two phases in, for three focus group sessions. The data obtained in the first two phases was transcribed and analyzed; subsequently using it as a unit for analysis. The dialogs from the focus group were submitted to speech analysis. The resulting analysis suggests that: the socialization process, the development and the performance of the female role in society are strongly influenced by the ideologies of naturalization, social/patriarchal concept and the misconception of maternal love. The concept of traditional female roles of wife and mother are still strongly socialized throughout life. This prioritization of the female/mother role figure appears to be to the detriment of other roles, such as individual, as woman and as professionals in this study. The frequent complaint of “abandonment” and “absence” of male support in parenting, underlines the prominent position given to the masculine figure in society and the subsequent dependence of women in accordance with existing social/patriarchal parameters. The data resulting from the study of the focus group, revealed: the difficulty women have in exercising a more assertive role and manner of speaking and the creation of a “false” self; the socialization of feminine attitudes like dependence, attachment, fear of abandonment, complaint; and the permanence of feminine ideologies in which females are portrayed as good, dependent, accommodative who function as a result of the needs of others. The methods utilized in this study revealed themselves appropriate for the proposed study. | 
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | 
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013. | 
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde | 
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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