http://repositorio.unb.br/handle/10482/14938| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2013_OsvaldoPeraltaBonetti.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título : | Problematizando a institucionalização da Educação Popular em Saúde no SUS | 
| Autor : | Bonetti, Osvaldo Peralta | 
| Orientador(es):: | Carneiro, Fernando Ferreira | 
| Coorientador(es):: | Odeh, Muna Muhammad | 
| Assunto:: | Política de saúde Sistema Único de Saúde (Brasil) Educação em saúde Participação popular Educação popular em saúde  | 
| Fecha de publicación : | 7-ene-2014 | 
| Data de defesa:: | 2013 | 
| Citación : | BONETTI, Osvaldo Peralta. Problematizando a institucionalização da Educação Popular em Saúde no SUS. 2013. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Resumen : | No contexto de implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde 
é aprofundada  a  análise  e  reflexão  sobre  o  processo  de  institucionalização  da 
educação popular em saúde no Sistema Único de Saúde. Apresenta como objetivo geral analisar a institucionalização da educação popular em saúde no Sistema Único de  Saúde,  a  fim  de  identificar  possíveis  contribuições  e  limitações  neste  processo. Configura-se  como  uma  pesquisa  qualitativa  realizada  por  meio  de  entrevistas semiestruturadas   e   análise   bibliográfica.   Identifica-se   e   problematiza-se   a compreensão  dos  atores  do  campo  da  educação  popular  sobre  o  processo  de institucionalização,  seus  marcos  históricos,  suas potencialidades,  riscos  e  desafios. 
Constata-se que o caminho trilhado pela educação popular em saúde na política de 
saúde    tem    sido    orientado    por    princípios    como    diálogo,    construção 
compartilhada,  respeito  aos  saberes  e  práticas  e  problematização,  os  quais,  de 
certa  forma,  imprimem  tensão  e  disputa  ao  processo,  porém  vivenciadas  de  forma 
diferenciada   do   convencional,   denotando   um   sentido   de   comunidade   e   de 
coletividade. Identifica-se  que,  categorias  como  historicidade  e  processo,  assim 
como os princípios anteriormente citados, os quais se encontram na dualidade entre 
potencialidades  e  desafios,  são  elementos  importantes  para  a  compreensão  e  o 
sucesso do processo de institucionalização da educação popular em saúde. Conclui que   a   institucionalização   da   educação   popular   em   saúde   enquanto   Política apresenta-se  como  uma  aposta  e  que  seu  êxito  dependerá  do  reconhecimento  e consideração  à  historicidade  e  ao  conjunto  dos  saberes,  práticas e  lutas  do  campo 
popular na saúde. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT In the context of implementation of the National Popular Education in Health is a thorough analysis and reflection on the process of institutionalization of popular health education in the National Health System features aimed at analyzing the institutionalization of popular health education in the Unified health in order to identify possible contributions and limitations in this process . Configured as a qualitative research conducted through semi-structured interviews and literature review. Identifies and problematizes understanding of the actors in the field of popular education on the process of institutionalization , its landmarks , its potentialities , risks and challenges . It appears that the path followed by the popular health education in health policy has been guided by principles such as dialogue , shared construction, respect for knowledge and practices and questioning , which , in a way, to print tension and dispute process , but experienced differently from conventional, denoting a sense of community and collectivity. Identifies that categories such as historicity and process as well as the principles mentioned above , which are in duality between potential and challenges , are important elements for understanding and success of the process of institutionalization of popular education in the saúde.Conclui institutionalization of popular education in health policy as presented as a bet and that its success will depend on the recognition and consideration of the historicity and the set of knowledge , practices and struggles of the popular health field.  | 
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | 
| Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação de Saúde Coletiva, 2013. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | 
| Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | 
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.