| Élément Dublin Core | Valeur | Langue | 
| dc.contributor.advisor | Almeida Filho, José Carlos Paes de | - | 
| dc.contributor.author | Castro Neto, Francisco Tomé de | - | 
| dc.date.accessioned | 2013-12-12T12:10:44Z | - | 
| dc.date.available | 2013-12-12T12:10:44Z | - | 
| dc.date.issued | 2013-12-12 | - | 
| dc.date.submitted | 2013-08-22 | - | 
| dc.identifier.citation | CASTRO NETO, Francisco Tomé de. História do   futuro: diagnóstico e perspectivas de   políticas públicas para o Ensino⁄Aprendizagem de PLE-PL2 no Brasil do século XXI. 2013. 197 f. Dissertação (Mestrado em  Linguística  Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14838 | - | 
| dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013. | en | 
| dc.description.abstract | A pesquisa aqui relatada traz uma análise diacrônica de um conjunto de ações pelo ensino do Português  como  Língua Estrangeira  (PLE)  registradas  no  Brasil  e  apresenta  propostas  sobre políticas públicas para o ensino⁄aprendizagem do PLE e do Português como Segunda Língua (PL2).  O  referencial  teórico  principal  é  da  área  de Aquisição  e  Ensino  de  Línguas,  filiada  à 
Linguística  Aplicada,  mas  adquire  um  caráter  interdisciplinar  ao  incluir  conceitos  como diplomacia  cultural  e  geopolítica da  língua,  além  de  teorias  das  áreas de políticas  públicas  e 
administração  educacional.  Do  ponto  de  vista  metodológico,  trata-se  de  um estudo  de  caso envolvendo  análise documental e história  oral.  Os  dados  foram  coletados  mediante  pesquisa bibliográfica e nove entrevistas feitas com os participantes da pesquisa no Brasil e no exterior. As  perguntas  orientadoras  focam  tanto  o  perfil  de  políticas  que  o  Brasil  tem  estabelecido desde 1940 com a criação em outros países dos Centros de Estudos Brasileiros quanto o que precisa  ser  feito  para  aumentar  o  Índice  Nacional  de  Desenvolvimento  do  Ensino  de  PLE-
PL2. A análise de dados e as propostas cobrem os seguintes temas:  a ausência e a construção de uma Política, uma nova institucionalidade para a  gestão do ensino do português, Políticas para  atender  a  demanda  geral  e  irrestrita  pela  língua,  Políticas  para  professores,  alunos, 
terceiros  agentes  e  também  para  o uso das Tecnologias  da  Informação  e  da  Comunicação  na aquisição  de  língua.  A  contribuição  desta  dissertação  é  desenhar,  de  modo  propositivo,  um 
novo  panorama  sobre  seu objeto de  estudo, as políticas  de  ensino⁄aprendizagem  do  PLE  nos contextos brasileiro e do exterior. O texto alerta para a necessidade de maior participação dos professores na construção dessas Políticas, integrando essa tarefa como parte de seu ofício. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en | 
| dc.description.abstract | The  research  reported  here consists  of  a  diachronic  analysis  of  a  set  of  actions  for  teaching Portuguese as a Foreign Language (PFL) as recorded in Brazil. It presents proposals on public policy  for the teaching  and learning of PFL and Portuguese as a second language  (PL2). The theoretical  framework  is  based  on  the  area  of  Language Teaching  and Acquisition,  which  is affiliated  to Applied  Linguistics,  but  this  paper  takes an  interdisciplinary  approach  by including concepts  such  as  cultural  diplomacy  and the  geopolitics  of  language  as well  as theories in the areas of public policy and educational Administration. From the methodological 
point  of view, it  is a  case study  with  a  documentary  approach  and elements of  the scientific method of oral history. Data were collected through literature search and interviews with nine research participants in Brazil and abroad. The study analyzes both the profile of the policies that  Brazil  has  established  since  1940  with  the  creation  of  Centers  for  Brazilian  Studies in 
other countries, and what needs to be done to increase the National Development Index of the teaching of PFL. Data analysis and proposals cover the following topics: the absence and the construction of  a  policy,  a  new  institutional  framework for  the  management  of Portuguese teaching,  policies  to  meet  the  ‘overall and  unrestricted demand’ by  language,  policies  for 
teachers, students,  third parties  and the  use of  Information and  Communications Technology in  language  acquisition. The contribution  of  this  Master´s  thesis  is  to  trace  a  purposeful  and new outlook on policies for the teaching⁄learning of PFL in the Brazilian context and abroad. The text indicates the need for greater teacher participation in the construction of government policies, integrating this task as part of their craft. | en | 
| dc.language.iso | Português | en | 
| dc.rights | Acesso Aberto | en | 
| dc.title | História do futuro : diagnóstico e perspectivas de políticas públicas para o Ensino⁄Aprendizagem de PLE-PL2 no Brasil do século XXI | en | 
| dc.type | Dissertação | en | 
| dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros | en | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en | 
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
  |