| Élément Dublin Core | Valeur | Langue | 
|---|
| dc.contributor.author | Borges, Erivan Ferreira | - | 
| dc.contributor.author | Rodrigues, Jomar Miranda | - | 
| dc.contributor.author | Dantas, José Marilson Martins | - | 
| dc.contributor.author | Gomes, Anailson Márcio | - | 
| dc.date.accessioned | 2013-11-08T19:40:57Z | - | 
| dc.date.available | 2013-11-08T19:40:57Z | - | 
| dc.date.issued | 2013-01 | - | 
| dc.identifier.citation | BORGES, Erivan Ferreira et al. Da retórica à efetiva influência da escola européia no contexto histórico da contabilidade e da economia mundial: o que pensam autores e professores de contabilidade brasileiros. Revista ambiente contábil, Natal, v.5, n.1, p.1–20, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://ufrn.emnuvens.com.br/ambiente/article/view/3327>. Acesso em: 08 nov. 2013. | en | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14549 | - | 
| dc.description.abstract | O  trabalho  apresenta  um  estudo  teórico-empírico  sobre  a  efetiva  influência  da  escola  europeia 
continental sobre a ciência contábil e o desenvolvimento econômico, considerando a importância 
sobre o aspecto histórico da ciência e sua possível influência sobre o processo de convergência às 
normas  internacionais,  estando  restrito  ao  contexto  brasileiro.  Discute-se  a  retórica  sobre  a 
filosofia  da  escola  europeia  continental  destacando-se  algumas  escolas  que  a  compõem,  e  sua 
importância  para  o  aspecto  econômico  até  o  início  de  século  XX.  No  aspecto  metodológico, 
foram  realizadas  duas  pesquisas,  uma  com  os  autores  brasileiros  da  disciplina  teoria  da 
contabilidade, e outra com os demais professores. Estas afirmações tratam da efetiva colaboração 
ou não dessa corrente sobre a ciência contábil e o desenvolvimento econômico e o atual processo 
de convergência às normas  internacionais. Utilizando-se análises descritivas e da estatística não 
paramétrica  qui-quadrado,  observou-se  que  quase  por  consenso,  autores  e  professores  não 
atribuem  influência  dos  conceitos  pré-científicos  ao  processo  de  convergência  às  normas 
internacionais. Argumenta-se que a maior contribuição desta corrente de pensamento  reside no 
aspecto  histórico,  perdendo  influencia  no  desenvolvimento  dos  aspectos  da  contabilidade 
contemporânea, notadamente no processo de convergência as normas internacionais. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en | 
| dc.description.abstract | This  paper  presents  a  theoretical  and  empirical  study  on  the  effective  influence  of Continental 
European Accounting Model in science and economic development, considering the importance 
of the historical aspect of science and its possible influence on the process of convergence with 
international  standards,  being  restricted  to  the  context  Brazil.  It  discusses  the  rhetoric  of  the 
Continental European philosophy of the school highlighting some schools that compose it, and its 
importance  to  the economic aspect  to  the early  twentieth century.  In  the methodological aspect, 
we carried out two surveys, one with Brazilian authors of the Accounting Theory subject, and one 
with  the  other  professors.  These  statements  deal  with  the  effective  collaboration  or  not  this 
current book on the science and economic development and the ongoing process of convergence with international standards. Using descriptive analyzes and statistical nonparametric chi-square, 
it was observed that almost by consensus, authors and professors do not attribute the influence of 
pre-scientific concepts  to  the convergence  to  international standards.  It  is argued  that  the major 
contribution  of  this  current  of  thought  lies  in  the  historical  aspect,  losing  influence  in  the 
development  of  aspects  of  contemporary  accounts,  particularly  in  the  process  of  convergence 
with international standards. _________________________________________________________________________________ RESUMEN | en | 
| dc.description.abstract | El  artículo  presenta  un  estudio  teórico  y  empírico  sobre  la  influencia  efectiva  de  la  Escuela 
continental europeo  sobre desarrollo de  la ciencia contable y económico,  teniendo en cuenta  la 
importancia  del  aspecto  histórico  de  la  ciencia  y  su  posible  influencia  en  el  proceso  de 
convergencia  con  las  normas  internacionales,  que  se  limita  al  contexto  Brasil.  Se  trata  de  la 
retórica sobre  la filosofía de  la Escuela Europea continental destacando algunas escuelas que  lo 
componen, y su importancia para el aspecto económico de principios del siglo XX. En el aspecto 
metodológico, se realizaron dos encuestas, una con autores brasileños de la disciplina de la teoría 
de  la contabilidad,  y otra con  los otros profesores. Estas declaraciones  frente a  la  colaboración 
eficaz  o  no  este  libro  actual  sobre  la  ciencia  y  el  desarrollo  económico  y  el  proceso  de 
convergencia real con los estándares internacionales. El uso descriptivo y analiza las estadísticas 
no paramétrico de Chi-cuadrado, se observó que casi por consenso, los autores y los maestros no 
asignan  influencia  de  pre-conceptos  científicos  al  proceso  de  convergencia  con  las  normas 
internacionales. Se argumenta que la mayor contribución de esta corriente de pensamiento radica 
en el aspecto histórico,  la pérdida de  influencia en el desarrollo de  los aspectos de relatos de  la 
época, en particular el proceso de convergencia con las normas internacionales. | en | 
| dc.language.iso | Português | en | 
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | en | 
| dc.rights | Acesso Aberto | en | 
| dc.title | Da retórica à efetiva influência da escola européia no contexto histórico da contabilidade e da economia mundial : o que pensam autores e professores de contabilidade brasileiros | en | 
| dc.title.alternative | From rhetoric to effective influence of european school of accounting in historical context and in world economy : what authors and professors think about the brazilian accounting | en | 
| dc.title.alternative | La retórica de la influencia de la escuela europea en contexto histórico de la contabilidad y la economía mundial : qué piensan los profesores y los autores de contabilidad de Brasil | en | 
| dc.type | Artigo | en | 
| dc.subject.keyword | Contabilidade - história | en | 
| dc.subject.keyword | Normas internacionais de contabilidade | en | 
| dc.rights.license | Revista ambiente contábil - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0)). Permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho e adaptá-lo. Permite fazer uso comercial. Fonte: http://ufrn.emnuvens.com.br/ambiente/article/view/3327. Acesso em: 5 nov. 2013. | en | 
| dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR | 
| Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins 
 |