Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14125
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_QualificacaoProfissionalDistancia.pdf402,89 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorZerbini, Thaís-
dc.contributor.authorAbbad, Gardênia da Silva-
dc.date.accessioned2013-09-12T11:35:15Z-
dc.date.available2013-09-12T11:35:15Z-
dc.date.issued2010-09-
dc.identifier.citationZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia da Silva. Qualificação profissional a distância: avaliação da transferência de treinamento. Paidéia, v. 20, n. 47, p. 313-323, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2010000300004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 set. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300004.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14125-
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa é identificar variáveis explicativas da aplicação de habilidades ensinadas aos participantes de um curso de qualificação profissional a distância, via internet. Foram aplicadas as escalas, submetidas à validação estatística: Ambiente de Estudo e Procedimentos de Interação, Estratégias de Aprendizagem, Reação aos Procedimentos Instrucionais, Reação ao Desempenho do Tutor e Transferência de Treinamento. A coleta de dados foi realizada em três momentos distintos. O modelo de regressão múltipla teve como variável critério a média das respostas de 470 participantes aos itens da escala de Transferência de Treinamento. As variáveis preditoras foram as médias das respostas dos participantes aos itens das demais escalas. Os resultados revelaram que o participante que percebeu favoravelmente o seu Contexto de Estudo e os Procedimentos Instrucionais do curso e utilizou com mais frequência as estratégias de aprendizagem Elaboração e Monitoramento da Compreensão, foi também aquele que relatou maior ocorrência de Transferência de Treinamento.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Pretoen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleQualificação profissional a distância : avaliação da transferência de treinamentoen
dc.title.alternativeDistance education : training transfer evaluationen
dc.title.alternativeCalificación profesional a distancia : evaluación de trasferencia de entrenamientoen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordEnsino a distânciaen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.rights.licensePaidéia - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2010000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 11 set. 2013.en
dc.description.abstract1This study identifies variables that explain the application of skills taught to participants of a web-based professional education distance-learning program. The scales Ambient of Study and Interaction Procedures, Learning Strategies, Reaction to Instructional Procedures, Reaction to Tutor Performance and Training Transfer were applied and submitted to statistical validation. Data collection was performed in three different points in time. The multiple regression model displayed the average of the answers of 470 participants in relation to the items of the scale Transfer of Training as a variable criterion. The predictor variables were the average answers of participants to items of the remaining scales. The results revealed that the participant who favorably perceived his/her Context of Study and Instructional Procedures and more frequently used the learning strategies known as Elaboration and Comprehension Monitoring also reported an increased occurrence of Training Transfer.-
dc.description.abstract2El objetivo de esta investigación es identificar variables explicativas de la aplicación de habilidades enseñadas a los participantes de un curso de calificación profesional a distancia, por internet. Fueron aplicadas las escalas, sometidas a validación estadística, Ambiente de Estudio y Procedimientos de Interacción, Estrategias de Aprendizaje, Reacción a los Procedimientos de Instrucción, Reacción al Desempeño del Tutor y Trasferencia de Entrenamiento. La recolección de datos fue realizada en tres periodos distintos. El modelo de regresión múltiple tuvo al promedio de las respuestas de 470 participantes a los ítems de la escala de transferencia de entrenamiento como variable criterio. Los resultados mostraron que el participante que percibió favorablemente su Contexto de Estudio y los Procedimientos de Instrucción del curso y utilizó con más frecuencia las estrategias de aprendizaje Elaboración y Supervisión de la Comprensión fue también aquel que relató la mayor ocurrencia de Transferencia de Entrenamiento.-
Appears in Collections:PPGA - Artigos publicados em periódicos
PST - Artigos publicados em periódicos

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/14125/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.