http://repositorio.unb.br/handle/10482/13729| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2013_MarcellaBrasilFurtado.pdf | 31,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | Cultura, identidade e subjetividade em uma comunidade quilombola : uma etnografia na comunidade Kalunga | 
| Autor(es): | Furtado, Marcella Brasil | 
| Orientador(es): | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira | 
| Assunto: | Quilombos - Goiás (Estado) - cultura e meios de cultura Quilombos - vida e costumes sociais - identidade étnica | 
| Data de publicação: | 26-jul-2013 | 
| Data de defesa: | 26-abr-2013 | 
| Referência: | FURTADO, Marcella Brasil. Cultura, identidade e subjetividade em uma comunidade quilombola: uma etnografia na comunidade Kalunga. 2013. ix, 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | 
| Resumo: | A existência dos quilombos no Brasil evidencia a ideia de que a escravidão ocorreu a partir de relações  violentas  e  hostis. A  distribuição  dos  escravizados  e  o  tráfico  se  deram em  grandes proporções  em  nosso  território  e  ressalta  a  relevância  da  escravidão para  a  constituição  e 
formação  histórico-cultural  da  identidade  brasileira. A  manifestação  típica  da  insubordinação negra  diante   das  repressões  evidenciadas  foi  o   que   se   convencionou   chamar   de Quilombo.Considerados  como  expressão  de  ruptura  e de núcleos  paralelos  de  organização social, os quilombos eram uma forma resistência e um posicionamento ativo de escravos diante de o contexto que os oprimia. Apesar dessa opressão, a resistência se manteve e os quilombolas se estabeleceram em inúmeras regiões brasileiras, criaram estratégias, adaptaram-se e formaram 
suas   comunidades   predominantemente   constituídas   por   negros.  Devido   ao   passado   de escravidão,  lutas,  fugas  e  constituição  de  quilombos,  o  universo  simbólico  das  referidas comunidades pode ser analisado para se delinear a lógica social que organiza as relações sociais 
entre os sujeitos. Os kalungas que habitam a Serra Geral do Planalto Central e Sul do Tocantins são  considerados como remanescentes  quilombolas,  descendentes  de  ex-escravos.  Com  uma identidade  cultural  própria, configurada  a  partir  do  imaginário  social  construído  por  seus 
sujeitos,  observa-se  que  a interação,  o  convívio  e  o  isolamento  incidiram  na  cultura,  na identidade e subjetividade dos mesmos. A cultura é compreendida como um sistema de códigos que  comunica o  sentido  das  regras  a  fim de  orientar  as  relações  sociais.  Assim a  análise 
consistente  da  cultura  kalunga  enfoca  as  características  culturais  e  realidades  do  contexto  em questão,  com  suas  especificidades,  saberes  e  fazeres  próprios  desse  grupo. A  identidade  é 
compreendida como o produto da ação do próprio indivíduo  e  da sociedade a que  faz parte, se formando na confluência de forças sociais e nas quais o indivíduo atua e se constrói a si mesmo. A  subjetividade,  por  sua  vez, se  refere  ao  que  é  singular  e  único  de  cada  indivíduo, relacionando-se  a  apreensão  singular  do  mundo  material e  fundamenta o psiquismo.  Tomamos como  referência  a Psicologia  histórico-cultural para compreendermos como, em  condições 
determinadas, os homens produzem e dão significado à sua existênciaao compartilhar conteúdos simbólico-afetivos. O  objetivo  geral  deste  trabalho  foi compreender  como  os  Kalungas, remanescentes  de  quilombolas  e  oriundos  do  município  de  Cavalcante-GO,  lidam  com a sua cultura,  com  a  identidade  e  a  subjetividade  quilombola  na  atualidade. Foram  realizadas 
entrevistas  semi-estruturadas  com  adultos  kalungas oriundos  da  região  de  Cavalcante  e  que  se encontram   atualmente   habitando  regiões   vizinhas;   com  adultos   kalungas   que   vivem   na comunidade  do Vão  de  Almas  e  do Vão  do  Moleque; e  com adultos  não-kalungas que  moram na região  e  mantém  vínculo  com  os  kalungas.   Além  disso,  foram  feitas  oficinas  com  crianças 
das  comunidades  citadas  com  a  utilização  de  desenhos,  brincadeiras  e  contação  de  histórias.A análise produzida baseou-se no método de análise de conteúdo, constituindo zonas de sentido  e unidades de significação. Consideramos que essa pesquisa contribui para compreender a relação entre cultura, identidade e subjetividade como  um processo, em que o sujeito é ativo e constrói 
suas  concepções  em  e  na  relação  com   outros  indivíduos.  Assim, ao  transformar   e  ser transformado  pelo  que  compreende; atua  e  constrói  a  si  mesmo, ao  mesmo  tempo  em  que projeta em suas identidades culturais, os significados e os valores absorvidos, tornando-os parte deles mesmos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The existence of the Quilombo in Brazil highlights the idea that slavery occurred from violent and hostile relationships. The distribution and trafficking of slaves were held in major proportions in our country and check it the importance of slavery to the formation and historical-cultural training of Brazilian identity.A typical manifestation of insubordination black people of repression was evident what is conventionally called Quilombo. Considered as an expression of parallel cores and rupture of social organization, quilombos were a strength and positioning of active slaves on the context that oppressed them. Despite this oppression, resistance remained and the quilombolas settled in many parts of Brazil, created strategies, adapted and formed their communities consisting predominantly black. Because of the past of slavery, fights, escapes and formation of quilombos, the symbolic universe of these communities can be analyzed to delineate the social logic that organizes social relations between the subjects.The Kalungas inhabiting the Central Plateau Serra Geral do Tocantins and South are considered as remnants of quilombolas, descendants of former slaves. With its own cultural identity configured from the social imaginary constructed by its subjects, it is observed that interaction, socializing and isolation focused on culture, identity and subjectivity of them. Understood as a system of codes that communicates the sense of rules to guide social relations, the consistent analysis of the culture kalunga focuses on the characteristics and cultural realities of the context in question, with its specificities, knowledge and owns this group.Identity is understood as the product of the action where the individual and the society they are part, forming the confluence of social forces and in which the individual operates and builds himself. Subjectivity, in turn, refers to what is singular and unique to each individual, relating to the seizure of the natural material world and underlies psyche. We take as reference the historical-cultural psychology to understand how conditions in certain group of men produce and give meaning to their lives by sharing symbolic and emotional content. The aim of this study was to understand how Kalungas, remaining of quilombolas and from the town of Cavalcante-GO, deal with their culture, identity and subjectivity quilombola today. Were conducted semi-structured interviews with adults from the region of Kalungas Cavalcante and which are now inhabiting the neighboring regions; Kalungas with adults living in the community of Vão de Almas and Vão do Moleque, and adult non-Kalungas who live in the region and maintains ties with Kalunga.In addition, workshops were made with children in the communities cited by the use of drawings, games and storytelling. The analysis was based on the generated content analysis method zones constituting sense and meaning units. We believe that this research contributes to understanding the relationship between culture, identity and subjectivity as a process in which the subject is active in their designs and constructs and relationships with other individuals. Thus, by transforming and being transformed by comprising acts and builds himself, while they project in their cultural identities, meanings and values absorbed, making them part of themselves. | 
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde, 2013. | 
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.