Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1341
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_2007_GabrielAntonaccio.pdf2,67 MBAdobe PDFView/Open
Title: Caracterização de uma cadeia de valor no setor educacional : o caso CEETEPS
Authors: Antonaccio, Gabriel Moreira
Orientador(es):: Silva, Edwin Pinto de la Sota
Assunto:: Organização educacional
Cadeia de valor
Administração escolar
Abordagem P3Tech
Issue Date: 26-Feb-2009
Citation: ANTONACCIO, Gabriel Moreira. Caracterização de uma cadeia de valor no setor educacional: o caso CEETEPS. 2007. 136 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo caracterizar a cadeia de valor de Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) Agropecuárias e da Coordenação de Ensino Técnico (CETEC) vinculada à Administração Central do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” (CEETEPS). Para realizar o objetivo proposto foi elaborado um modelo conceitual baseado nos conceitos discutidos na pesquisa. O referencial teórico estudado abordou as características do relacionamento interfirmas, envolvendo conceitos relacionados às cadeias de valor, discutindo ainda a emergência do pensamento complexo, a Abordagem P3Tech e os sistemas organizacionais enquanto sistemas complexos. A metodologia adotada caracteriza a pesquisa como qualitativa, descritiva e exploratória, com aplicação de estudo de caso. Utilizou-se dois instrumentos de pesquisa: roteiro para mapeamento de cadeia de valor e questionários para análise de variáveis sistêmicas. Tais instrumentos foram aplicados em dois contextos: a Coordenadoria de Ensino Técnico vinculada à Administração Central do CEETEPS e Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) Agropecuárias. No âmbito da CETEC, foi aplicado um procedimento adaptado da Técnica DELPHI. Os resultados encontrados, envolvendo a caracterização das cadeias de valor especificadas nos objetivos da pesquisa, sugerem que o modelo conceitual proposto é passível de utilização na caracterização de cadeias de valor. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research has for objective to characterize the chain of value of Farming State Techniques Schools (ETEs) and of the Coordination of Technician Education (CETEC) entailed to the Central Administration of the State Center of Technological Education “Paula Souza” (CEETEPS). To carry through the considered objective a conceptual model, based in the concepts argued in the research, was elaborated. The studied theoretical referencial still approached the characteristics of the relationship between firms, involving concepts related to the value chains, arguing the emergency of the complex thought, P3Tech Approach and organizational systems while complex systems. The adopted methodology characterizes the research as qualitative, descriptive and exploratory, with application of case study. Two instruments of research had been used: script for mapping of value chain and questionnaires, for analysis of systemics variables. Such instruments had been applied in two contexts: the Coordination of Technician Education (CETEC) entailed to the Central Administration of the CEETEPS and Farming Schools State Techniques (ETEs). In the scope of the CETEC, a suitable procedure of the DELPHI Technique was applied. The found results, involving the characterization of the specified chains of value in the objectives of the research, suggest that the considered conceptual model is susceptible of use in the characterization of value chains.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007.
metadata.dc.description2: Dissertação submetida ao Programa de Pós- Graduação em Administração da Universidade de Brasília como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Administração.
Appears in Collections:PPGA - Mestrado em Administração (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/1341/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.