| Élément Dublin Core | Valeur | Langue | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Melo, Raquel Maria de | - | 
| dc.contributor.author | Lacerda, Flávia de Azevedo | - | 
| dc.date.accessioned | 2013-04-23T12:14:54Z | - | 
| dc.date.available | 2013-04-23T12:14:54Z | - | 
| dc.date.issued | 2013-04-23 | - | 
| dc.date.submitted | 2013-02-15 | - | 
| dc.identifier.citation | LACERDA, Flávia de Azevedo. Leitura e repertório recombinativo: efeito da tarefa de resposta construída com atraso e da    possibilidade de consulta e dicas. 2013. x, 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12854 | - | 
| dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Análise de Comportamento, 2013. | en | 
| dc.description.abstract | O presente estudo teve por objetivo avaliar o efeito do treino de resposta construída com 
modelo atrasado, com possibilidade de consulta a dicas, no desenvolvimento de leitura com compreensão e leitura recombinativa. Doze crianças pré-escolares, com idades entre 5 e 7 anos foram organizadas em dois grupos experimentais e um Grupo Controle. Os grupos experimentais foram expostos a seis ciclos, sendo que a cada ciclo eram realizados: treinos de pareamento de palavra ditada-figura e nomeação de figura (AB/BD) e de palavra ditada-palavra impressa e nomeação de palavras (AC/CD); e testes, com palavras de treino e de recombinação, de equivalência entre palavra impressa e figura (BC/CB e B'C'/C'B'), e testes de recombinação de pareamento palavra ditada-palavra impressa (A'C') e de nomeação (C'D). Para o Grupo I, foi inserido no Treino AC/CD a tarefa de resposta construída com modelo atrasado (CE), uma tela de acesso à dica e o teste de    ditado com resposta construída (A'E), e para o Grupo II houve a omissão desse treino adicional. O Grupo Controle foi exposto apenas aos Treinos AB/BD e aos testes. Os resultados demonstraram emergência de leitura receptiva, leitura com compreensão e nomeação, apesar dos resultados da    nomeação e do teste de ditado com resposta construída, terem sido inferiores comparados com as outras avaliações que envolviam tarefas de seleção. Os grupos experimentais obtiveram desempenhos superiores no Pós-Teste Geral comparado ao Grupo Controle. Não foi observado efeito diferencial da consulta a dicas nos treinos sobre o desempenho nos testes. A relevância desse trabalho se justifica por somar esforços na identificação de variáveis que afetam a leitura   recombinativa. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en | 
| dc.description.abstract | The  present  study  aimed  to  evaluate  the  effect  of  training  with  delayed  constructed response  matching  to  sample  in  the  development  of  reading  comprehension  and recombinative  reading  with  possibility  of  consulting  tips.  Twelve  preschool  children, ages from 5 to 7 years old were organized into two experimental groups and one control 
group.  The  experimental  groups  were  exposed  to  six  cycles,  with  each  cycle  were performed:  matching  picture  to  dictated  word  and  oral  naming  of  the  picture  (AB/BD) and printed word to dictated word and oral naming of printed word (AC/CD); and tests, with  training  and  recombination  words,  equivalence  between  printed  word  and  picture (BC/CB and B'C '/C'B'), and recombination tests between printed word to dictated word (A'C')  and  oral  naming  of  printed  word  (C'D).  For  Group  I,  was  inserted  into Training AC/CD a delayed constructed response task (CE), an access tip screen and the dictation test  with  constructed  response  (A'E);  and  for  Group  II  there  was  an  omission  of  this 
additional  training.  The  control  group  was  exposed  only  to  Training  AB  /  BD  and  to tests.  The  results  showed  emergence  of  receptive  reading,  reading  comprehension  and oral  naming,  despite  the  results  of  oral  naming  and  constructed  dictation  test  with 
constructed  response,  were  lower  compared  with  other  reviews  involving  selection 
tasks. The experimental obtained a superior performance in General Post-Test compared 
to  the  control  group.  It  was  not  observed  differential  effect  of  tips  consultation  during training  on  performance  in  tests.  The  relevance  of  this  work  is  justified  by  joining 
efforts in identifying variables affecting recombinative reading. | en | 
| dc.language.iso | Português | en | 
| dc.rights | Acesso Aberto | en | 
| dc.title | Leitura e repertório recombinativo : efeito da tarefa de resposta construída com atraso e da  possibilidade de consulta e dicas | en | 
| dc.type | Dissertação | en | 
| dc.subject.keyword | Psicologia da aprendizagem | en | 
| dc.subject.keyword | Leitura | en | 
| dc.subject.keyword | Testes e medidas educacionais | en | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en | 
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
 |