http://repositorio.unb.br/handle/10482/12511| Fichier | Description | Taille | Format | |
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| 2012_AlvaroHenriqueSiqueiraCamposSantos.pdf | 25,5 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | 
| Titre: | O planejamento da expressividade na música contemporânea | 
| Auteur(s): | Santos, Alvaro Henrique Siqueira Campos | 
| Orientador(es):: | Corrêa, Antenor Ferreira | 
| Assunto:: | Performance (Arte) Música - análise, apreciação Prática interpretativa - música | 
| Date de publication: | 18-mar-2013 | 
| Data de defesa:: | 2012 | 
| Référence bibliographique: | SANTOS, Alvaro Henrique Siqueira Campos. O planejamento da expressividade na música contemporânea. 2012. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Résumé: | O  ponto  de  partida  para  esta  pesquisa  foi  a  notada  ausência  de  literatura  sobre  a construção  da  interpretação  da  música  contemporânea.  Diferentemente  do  repertório tradicional,  são  poucos  os  livros  que  se  dedicam  a  esse  assunto.  Assim,  nesta dissertação  objetivou-se  buscar  decisões  interpretativas  expressivas  para  uma composição contemporânea inédita. Foi utilizado como objeto de estudo a obra Brasília 
50,  de  Jorge  Antunes,  para  violão  e  sons  pré-gravados.  Após  investigar  ideias  de MEYER  (1956)  e  de  HURON  (2006)  sobre  interpretação  musical,  expressividade musical e sua relação com a geração de expectativas, vislumbrou-se na aplicação de leis e princípios de percepção da Gestalt um campo promissor a ser usado na  interpretação musical. Verificou-se que é possível elaborar diversas  escolhas  interpretativas a partir desses conceitos, permitindo o planejamento de uma performance musical expressiva. Os  padrões  de  percepção  da Gestalt  indicam  quais  expectativas  são  geradas  e,  como 
sugerido  pelos  autores  citados,  foram  feitas  escolhas  interpretativas  que  confirmam, frustram,  adiam, ou  enfraquecem  essas  expectativas, gerando,  assim,  a  expressividade musical.       _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The starting point for this research was the noted absence of literature on the performance of contemporary music. Unlike the traditional repertoire, there are few books dedicated to this topic. Therefore, on this dissertation it is aimed to searching for expressive interpretative choices for an unpremiered contemporary composition. It was used as object of study the musical work Brasília 50, by Jorge Antunes, for guitar and pre-recorded sounds. After investigating ideas of MEYER (1956) and of HURON (2006) on musical interpretation, musical expressivity and its relation with the arousal of expectations, it was seen that the aplication of Gestalt’s laws and principles of perception is a promissing field to be used on the musical interpretation. It was noticed that it is possible to elaborate several interpretative choices from these concepts, allowing the planing of an expressive musical performance. The Gestalt patterns of perception indicate which expectations are aroused and, as suggested by the authors mentioned, were made interpretative choices that confirm, frustrate, delay or weaken those expectations, generating, therefore, the musical expressivity. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) | 
| Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação em Música em Contexto, 2012. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Música | 
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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