| Campo DC | Valor | Idioma | 
| dc.contributor.advisor | Hoffmann, Valmir Emil | - | 
| dc.contributor.author | Falqueto, Júnia Maria Zandonade | - | 
| dc.date.accessioned | 2013-02-21T14:37:19Z | - | 
| dc.date.available | 2013-02-21T14:37:19Z | - | 
| dc.date.issued | 2013-02-21 | - | 
| dc.date.submitted | 2012-10-29 | - | 
| dc.identifier.citation | FALQUETO, Júnia Maria Zandonade. A implantação do planejamento estratégico em universidades: o caso da Universidade de Brasília. 2012. xvii, 192 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12160 | - | 
| dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012. | en | 
| dc.description.abstract | Planejar não significa apenas desenvolver planos, definir estratégias, políticas, objetivos e metas, mas colocar o plano em   ação. A importância de qualquer plano estratégico, independentemente  da  qualidade  do  seu  conteúdo,  está  na  praticidade  e  viabilidade  de  sua implantação.  A  literatura  concebe  o  planejamento  estratégico  como  um  processo  sistêmico, 
participativo  e  contínuo.  Contudo,  a  utilização  dessa  ferramenta  não  é  tarefa  simples  em ambientes  dinâmicos  e  complexos  como  o  das  instituições  acadêmicas.  Em  universidades,  um 
elevado  profissionalismo  domina  a  tarefa,  o  poder  é  disperso,  os  objetivos  são  ambíguos,  as decisões são descentralizada, entre outras características que as diferenciam de outras  formas de organização.  Em  face  dessas  considerações, este trabalho  objetiva  avaliar  a  implantação  do planejamento estratégico na Universidade   de Brasília (UnB). Para isso, o sistema de planejamento  elaborado  para a instituição,  os stakeholders envolvidos na sua implantação,  as barreiras  e  os  facilitadores  do  processo  e  a  eficácia  do  instrumento  foram  investigados.  A 
estratégica  de  pesquisa  utilizada  foi  o  estudo  de  caso  e  a  abordagem  foi  predominantemente qualitativa.  Foram  realizadas  entrevistas  com  gestores  da  UnB  que  atuam  diretamente  nas 
atividades de planejamento, além da aplicação de formulário para a análise dos stakeholders. Para definir o número de participantes da pesquisa, utilizou-se a saturação teórica. Com os resultados 
obtidos,  conclui-se  que  o  planejamento  estratégico  é  viável  e  é  benéfico  à  Universidade, entretanto não se pode afirmar que ele esteja implantado de forma eficaz em todos os setores da instituição. Já é possível verificar as vantagens do planejamento em algumas unidades, mas ainda 
há  muito  a  se  fazer  para  que  os  bons  resultados  da  implantação  do  planejamento  estratégico repercutam em toda a UnB. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en | 
| dc.description.abstract | Plans  means  not only  to  develop  plans,  strategies,  policies,  goals  and  objectives,  but  put the  plan  into  action.  The  importance  of  any  strategic  plan,  regardless  of  the  quality  of  their content  is  in  its  practicality  and  feasibility  of  implementation.  The  literature  sees  strategic planning as a systemic process, participatory and continuous. However, the use of this tool is no simple task in dynamic and complex environments such as academic institutions. In universities, a high professionalism mastered the task,  power is dispersed, the goals are ambiguous, decisions are  decentralized,  among  other  characteristics  that  differentiate  them  from  other  organizations. Given these considerations, this academic study aims to evaluate the implementation of strategic planning at the University of Brasilia. For this, we investigated the planning system developed at 
the  institution,  the  stakeholders  involved  in  its  implementation,  barriers  and  facilitators  of  the process,  and  the  effectiveness  of  the  instrument.  The  strategic  research  was  used  and  the  case study   approach   was   largely   qualitative.   Interviews   were   conducted   with   managers   of Universidade  de  Brasília  (UnB)  who  work  directly  in  planning,  in  addition  to  the  application 
form  for  the  stakeholder  analysis.  To  set  the  number  of  participants,  we  used  the  saturation method.  With  the  results,  we  conclude  that  strategic  planning  is  feasible  and  beneficial  to  the 
University,  however  it  cannot  be  said  that  it  is  implemented  effectively  in  all  sectors  of  the institution. We can already see the benefits of planning in some units, but there is still much to do 
in  order  to  the  good  results  of  the  implementation  of  strategic  planning  could  reverberate throughout UnB. | en | 
| dc.language.iso | Português | en | 
| dc.rights | Acesso Aberto | en | 
| dc.title | A implantação do planejamento estratégico em universidades : o caso da Universidade de Brasília | en | 
| dc.type | Dissertação | en | 
| dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | en | 
| dc.subject.keyword | Universidades e faculdades - administração | en | 
| dc.subject.keyword | Planejamento estratégico | en | 
| dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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