http://repositorio.unb.br/handle/10482/11976| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2012_GeorgiaMoniqueRodriguesCasteloBranco.pdf | 3,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título : | Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora : oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos | 
| Autor : | Castelo Branco, Georgia Monique Rodrigues | 
| Orientador(es):: | Baptista, Joice de Aguiar | 
| Assunto:: | Química - estudo e ensino Educação ambiental Ciência - experiências - ensino médio | 
| Fecha de publicación : | 29-ene-2013 | 
| Data de defesa:: | 27-jul-2012 | 
| Citación : | CASTELO BRANCO, Georgia Monique Rodrigues. Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora: oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos. 2012. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Resumen : | Esta dissertação resulta de um trabalho que  procurou  investigar  se, ao conduzir 
atividades de forma problematizadora para o 1º Ano do Ensino Médio, viabilizando o 
diálogo  aluno-aluno  e  professor-aluno,  oportuniza-se  uma  relação  de  curiosidade  e de   comprometimento   dos   discentes   com   a   aprendizagem.   A   pesquisa   foi 
fundamentada  na  Teoria  Mediadora  de  Vigotski  e  foram  elaboradas  atividades 
experimentais   problematizadoras   como   vídeos,   debates,   aulas   expositivas   e 
atividades  demonstrativo-investigativas,  desenvolvidas  a  partir  de  uma  perspectiva ambiental  com  a  temática  do  lixo.  Essa  temática  possibilitou  explorar  vários conteúdos  da  Química,  como  a  diferença  entre  fenômenos  químicos  e  físicos,  a exemplificação de material e substância, visualização de processos de separação de materiais,  discussão  de  reações  químicas,  como  a  de  combustão.  Além  disso, discutiram-se    questões    de    interesse    social,    como    sustentabilidade    e reaproveitamento, cujo desfecho foi a produção de papel reciclado e uma campanha de sensibilização para o não desperdício. A adoção de tais atividades, nas aulas de laboratório,  teve  como  objetivo  instigar  e  dar  suporte  ao  aluno  para  estimulá-lo  a refletir  e  a  participar  das  atividades  e  discussões  em  sala.  Os  dados  obtidos  foram analisados de forma qualitativa e apontam que a condução das atividades de forma problematizadora  foi  favorável,  pois  se  evidenciou  maior  participação  discente  nas aulas,   bem   como   demonstrou   sua   capacidade   de   reflexão,   argumentação   e 
ressignificação, características da relação dialógica. O material didático elaborado e 
utilizado  nesse  trabalho  compõe  a  proposição  didática  e  encontra-se  no  apêndice dessa dissertação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work results from a study that investigated whether, when conducting problem – based activities with students in the first year of High School, and allowing the dialogue between student-student and student-teacher, there is room for the students´ relationship of curiosity and commitment with learning. This research was based on Vygotsky's Theory of Mediation and problem-based experimental activities were prepared such as videos, debates, lectures and investigative, demonstrative activities, developed from an environmental perspective using trash as the main theme. This topic allowed the investigation of various Chemistry contents, such as the difference between a chemical and physical phenomenon, the exemplification of material and substance, the visualization process of material separation, and the discussion of chemical reactions, such as combustion. In addition, social concern issues such as sustainability and the reuse of materials were discussed and the outcome was the production of recycled paper and a public awareness campaign to prevent waste. The adoption of such activities in lab classes aimed at instigating and giving students support as to encourage them to reflect and participate in activities and classroom discussions. The data was analyzed qualitatively and it shows that the conduct of problem-based activities was favorable, showing greater student participation in the classroom, and demonstrating their capacity for reflection, discussion and redefinition, characteristics of a dialogic relationship. The educational material developed and used in this work comprises the didactic proposition and it is included in the Appendix of this dissertation. | 
| Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2012. | 
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.