http://repositorio.unb.br/handle/10482/11948| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2012_GrazieleAraujoMoura.pdf | 911,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | A viabilidade de cooperativas para a renovação da frota autônoma de caminhões | 
| Outros títulos: | The viability of cooperatives for renewal of fleet of trucks autonomous | 
| Autor(es): | Moura, Graziele Araujo | 
| Orientador(es): | Rocha, Carlos Henrique Marques da | 
| Assunto: | Transporte rodoviário de carga Transportadores autônomos Renovação da frota Cooperativismo | 
| Data de publicação: | 22-jan-2013 | 
| Data de defesa: | 6-nov-2012 | 
| Referência: | MOURA, Graziele Araujo. A viabilidade de cooperativas para a renovação da frota autônoma de caminhões. 2012. xv, 81 f. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Resumo: | A frota autônoma de caminhões no Brasil está deteriorada. A maioria dos transportadores 
autônomos estão descapitalizados e incapazes de cumprir com as exigências de renovação 
dos  programas  apresentados  pelo  governo.  Além  disso,  a  frota  é   mal  conservada, 
aumentando  consideravelmente  os  gastos  com  externalidades,  tais  como  acidentes  de trânsito e poluição do ar. consequentemente, o aumento dos custos operacionais aumenta o preço   do   transporte.   Em   uma   tentativa   de   renovar   a   frota,   quatro   programas   de financiamento  diferentes  foram  lançados.  O  principal  objetivo  era  facilitar  a  compra  de caminhões novos. No entanto, olhando para a média dos veículos de hoje, é bastante óbvio que  não  tenha  atingido  o  efeito  desejado.  Com  objetivo  de  solucionar  este  problema,  o 
presente  trabalho  mostra  que  a  renovação  da  frota  de  caminhões  autônomos  no  Brasil  é possível  por  meio  da  formação  de  cooperativas,  provando  através  da  Teoria  dos  Clubes  e da  análise  socioeconômica  dos  projetos  que  tal  ato  pode  ser  uma  ferramenta  eficiente  de 
renovação  da  frota  brasileira  autônoma  de  caminhões.  O  uso  de  mecanismos  financeiros como  consórcios  e  cooperativas  de  crédito  pode  reduzir  o  custo  social  do  transporte rodoviário  de  cargas.  Esta  dissertação  prova  que  o  modelo  cooperativo  reduz  bastante  o 
custo  do  ativo  imobilizado.  Os  motoristas  de  caminhão  trabalham  sozinhos  e  os  veículos ficam parados por muito tempo. Ao trabalharem em cooperativas, haveria uma parceria na condução  do  mesmo  caminhão;  assim,  despesas  de  transporte  seriam  consideravelmente reduzidas.  A  renovação  da  frota  de  caminhões  traria  uma  série  de  benefícios  sociais, 
econômicos  e  ambientais.  Ao  promover  a  substituição  dos  veículos  atuais,  permitiria  a redução dos custos sociais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The autonomous fleet of trucks in Brazil is deteriorated beyond the economically viable use. The majority of autonomous carriers are undercapitalized and unable to comply with the Renewal Program requirements laid by the government. In addition, the fleet is poorly maintained, considerably increasing the expenses with externalities such as road accidents and air pollution. Consequently, the rise in operational costs pushes up the shipping price. In an attempt of renewing the fleet, four different financing programs have been launched. The main goal was to facilitate the purchase of new trucks. However, looking at the average of vehicles today, it is quite obvious it has not reached the desired effect. This issue still goes on without an optimal solution making a new proposal necessary. This thesis objective is to show that the renewal of the autonomous fleet of trucks in Brazil is possible through the formation of cooperatives. This work attempts to prove through the Theory of Clubs and the socioeconomic analysis of projects that the formation of cooperatives can be an efficient renewal tool of the Brazilian autonomous fleet of trucks. Focusing on the calculation of the reduction of costs may enable the renewal of the current and obsolete autonomous fleet of trucks. The use of financial mechanisms such as consortiums and cooperative credits can reduce the social cost of highway freight transportation. This dissertation proves that the cooperative model fairly reduces the cost of fixed assets. Truck drivers work alone and vehicles are parked for far too long. Were they to work in pairs, sharing driving hours in the same truck, transportation expenses would be considerably cut down. The renewal of the fleet of trucks would bring a number of social, economic and environmental benefits. There is an urgent need to find the best way to promote the substitution of the current vehicles in order to enable the reduction of social expenses. | 
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | 
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012. | 
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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