Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/11817
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_EnsinoCienciasSociais.PDF96,48 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorNunes, Everardo Duarte-
dc.contributor.authorHennington, Elida Azevedo-
dc.contributor.authorBarros, Nelson Filice de-
dc.contributor.authorMontagner, Miguel Ângelo-
dc.date.accessioned2012-12-17T11:03:47Z-
dc.date.available2012-12-17T11:03:47Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationNUNES, Everardo Duarte et al. O ensino das ciências sociais nas escolas médicas: revisão de experiências. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232003000100015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11817-
dc.description.abstractO presente artigo descreve e analisa a literatura sobre o ensino das ciências sociais nas escolas médicas em diferentes países, durante o período de 1960 a 2000. A metodologia baseia-se na análise documental/bibliográfica de estudos já sistematizados sobre o tema e de levantamento realizado nos bancos de dados Lilacs, Medline e Sociological Abstracts. Com referência às experiências de 1980 a 2000, os dados levantados de 21 artigos assinalam: objetivos – acompanhar e atender às mudanças sociais, às ocorridas na prestação de serviços de saúde, às necessidades da população; técnicas de ensino – ênfase no processo de ensino-aprendizagem ativo, atividades em pequenos grupos, problemas como ponto de partida, trabalhos de campo, pesquisas, uso de material audiovisual, dramatização e outros; conteúdos – grande diversidade temática comprovando os resultados das décadas anteriores e variando de acordo com as diferentes escolas médicas: comportamento pessoal, interpessoal, médico, comunidade e ambiente, organização do cuidado à saúde; relações saúde-sociedade; relação médico-paciente; aspectos histórico-sociais da prática médica; variáveis sociais no diagnóstico, prognóstico e tratamento; relações doença-família. As conclusões apresentam alguns aspectos gerais e os principais resultados encontrados na pesquisa. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper describes and analyses the literature about teaching social sciences in medical schools in different countries during 1960-2000. The methodology is based on documental/bibliography analyses of both systematized studies and information raised in the following database: Lilacs, Medline, Sociological Abstracts. The data of 1980-2000 from 21 articles point out: objectives of courses – stressing the relationship teaching/social changes/ health care needs/community needs; teaching/ learning methods – increasing activities methods, working with small student s groups, starting from problems, field works, researches, use of audio-visual resources, dramatization, etc.; content of courses – there are a great diversity corroborating the results of prior decades and variable with each medical school. The aim questions are related to personal and interpersonal behavior, medical behavior, community and environment, care health organization, health-society relations, medical-patient relationship, diagnostic and prognostic social variables, illness-family relations. The conclusions present some general aspects and the main results.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletivaen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO ensino das ciências sociais nas escolas médicas : revisão de experiênciasen
dc.title.alternativeThe teaching of social sciences in medical schools : revision of experiencesen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordCiências sociaisen
dc.subject.keywordCiências do comportamentoen
dc.subject.keywordMedicinaen
dc.subject.keywordEnsinoen
dc.rights.licenseCiência & Saúde Coletiva - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8123&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2012.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232003000100015en
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS) – Campus UnB Ceilândia-
dc.description.unidadeCurso de Saúde Coletiva (FCTS-SC)-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/11817/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.