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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1178
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Title: Discurso organizacional como manifestação de poder : um estudo com executivos de empresas modernas
Authors: Pabst, Frederico Ricardo
Orientador(es):: Siqueira, Marcus Vinicius Soares
Assunto:: Discurso organizacional
Relação de poder na organização
Imaginário moderno
Issue Date: 19-May-2008
Citation: PABST, Frederico Ricardo. Discurso organizacional como manifestação de poder : um estudo com executivos de empresas modernas. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: Esta dissertação descreve a relação do executivo com o discurso organizacional da empresa moderna a partir do seu discurso formal: como o executivo interfere na sua construção, como ele se sujeita ao discurso e como ele contribui na adesão do sujeito ao discurso organizacional. Desde o surgimento da primeira empresa moderna, seus administradores são exemplos do executivo que vive em função da empresa, do sujeito que tem o seu imaginário pessoal substituído pelo imaginário organizacional. Fundamentada nos conceitos de sedução, fascínio, submissão e servidão voluntária e trabalhando na instância mítica, a pesquisa apresenta uma nova leitura do imaginário moderno e do discurso organizacional. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semi-estruturadas com oito executivos de duas empresas modernas, líderes em suas organizações, que foram submetidas à análise de conteúdo. Como resultado de pesquisa, foram apresentadas as descrições das relações dos executivos com os seus discursos organizacionais por meio de três grandes categorias: a submissão à vontade do dono, os preciosos recursos humanos e a supervalorização dos próprios predicados. As principais conclusões foram que o executivo ajuda na construção do discurso organizacional e a ele se sujeita de forma natural e voluntária, simplesmente porque lhe é favorável; assim como, pela mesma razão, contribui efetivamente para a adesão dos seus empregados, que ocorre por habitualidade, pelo comprometimento e pelo sonho do sucesso. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis describes the relationship between the executive and the organizational discourse of the modern company as it presents itself: how can the executive interfere with its creation, and the executive’s degree of acceptance and contribution in disseminating the organizational discourse amongst employees. Since the rise of the first modern company, its administrators are examples of the executive who lives for the company, whose personal imaginary has been replaced by organizational imaginary. Based on concepts of seduction, fascination, submission, and voluntary servitude and working in the mythical instance, this research presents a new reading of modern imaginary and organizational discourse. Methodology includes qualitative research of semi-structured interviews with eight executives of two modern companies, which have been submitted to content analysis. The resulting research presents the description of executives on their relations with their organizational discourses using three categories: the compliance to the owner’s will, the precious human resources, and the overestimation of one’s own predicates. The main conclusions are that the executive helps build the organizational discourse and is subjected to it in a natural and voluntary manner simply because it effectively contributes to acceptance within the employee ranks by habitualness, commitment and the dream of success.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
Appears in Collections:PPGA - Mestrado em Administração (Dissertações)

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