http://repositorio.unb.br/handle/10482/11660| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2012_FabiulaMartinsRamalho.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título : | Ariano Suassuna : um pensador no teatro brasileiro : análise da trajetória intelectual do dramaturgo e da peça Farsa da boa preguiça | 
| Autor : | Ramalho, Fabíula Martins | 
| Orientador(es):: | Gomes, André Luís | 
| Assunto:: | Suassuna, Ariano, 1927 - crítica e interpretação Suassuna, Ariano, 1927-. Farsa da boa preguiça Teatro brasileiro Literatura brasileira | 
| Fecha de publicación : | 22-nov-2012 | 
| Data de defesa:: | 6-jul-2012 | 
| Citación : | RAMALHO, Fabíula Martins. Ariano Suassuna: um pensador no teatro brasileiro: análise da trajetória intelectual do dramaturgo e da peça Farsa da boa preguiça. 2012. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Resumen : | Esta dissertação tem por objetivo analisar a trajetória e a atuação do escritor paraibano Ariano Suassuna, como artista e intelectual, e traçar um diálogo entre a sua visão de mundo– no que se refere à cultura brasileira e em particular à cultura popular – e a obra Farsa da boa preguiça,  uma  das  grandes  peças  que  compõe  o  seu  teatro,  que  é  fonte  de  invenção  e    explicação  do  Brasil  e  sua  cultura.  Para realizar tal propósito,  percorremos  o  itinerário    artístico  de Ariano  no  Teatro  do  Estudante  de  Pernambuco  (TEP)  e  no  Teatro  Popular  do    Nordeste  (TPN)  a  fim  de  mostrar  como  a  participação  ativa  nesses  grupos  formou  o  seu    pensamento, definindo o seu caminho no teatro e contribuindo para a criação do Movimento    Armorial  em 1970. Ao  ancorar-se nos  valores  e nas  tradições das manifestações populares,    Suassuna buscou, com o Movimento, criar uma arte erudita brasileira baseada no Romanceiro  Popular Nordestino  para  representar  o  universo  da  sua  “nordestinidade”,  este  permeado  de    personagens  sertanejos,  como  o  poeta  popular  Joaquim  Simão  da  Farsa  da Boa Preguiça,    foco de análise deste estudo. No diálogo irônico e satírico entre o poeta e a suposta intelectual Clarabela, Ariano mostra ao  seu  leitor/espectador  o  seu modo  de  ver  o mundo  e  a  cultura    brasileira por meio do efeito cômico que não enfatiza somente o teatro alegre do dramaturgo,    mas mostra a sua visão crítica incorporada ao riso.      _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This thesis aims to provide an overview of the history and role of the playwright Ariano Suassuna as an artist and intellectual, as well as to draw a dialogue between his worldview and the culture of Brasil, in particular that of the popular culture. In this sense, we analyzed Farsa da boa preguiça, one of his most remarkable plays, considering it a source of explanation, discussion and representation of the Brazilian culture. In order to achieve these purposes, we focused on the author’s artistic itinerary in Teatro do Estudande de Pernambuco (TEP) and in Teatro Popular do Nordeste (TPN) to show how his active participation in these groups formed his way of thinking, set his path to becoming a playwright and contributed to the creation of the Armorial Movement (Movimento Armorial) in 1970. Basing himself on the values and traditions of popular manifestations, Suassuna created, with the Armorial Moviment, an art based on the Romanceiro Popular Nordestino to represent the universe of his “nordestinidade” plenty of sertanejo characters, such as popular poet Joaquim Simão, from Farsa da boa preguiça, the focus of our analysis. By means of ironic and satirical dialogues between the poet and the supposedly intellectual Clarabela, Aniano Suassuna shows the reader/ viewer the way he sees the world and Brazilian culture, and by using an ironic and metalinguistic language, the author outlines his critical view of our reality. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | 
| Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2012. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura | 
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.