http://repositorio.unb.br/handle/10482/11564| Fichier | Description | Taille | Format | |
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| Titre: | Integralidade e atividade física na atenção ao portador de diabetes : percepção dos coordenadores do programa de educação e controle do diabetes do Distrito Federal | 
| Auteur(s): | Rodrigues, Gisele Balbino Araujo | 
| Orientador(es):: | Nogueira, Júlia Aparecida Devidé | 
| Assunto:: | Diabetes Exercícios físicos Saúde pública | 
| Date de publication: | 6-nov-2012 | 
| Data de defesa:: | 14-aoû-2012 | 
| Référence bibliographique: | RODRIGUES, Gisele Balbino Araujo. Integralidade e atividade física na atenção ao portador de diabetes: percepção dos coordenadores do programa de educação e controle do diabetes do Distrito Federal. 2012. xiii, 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Résumé: | INTRODUÇÃO: A  integralidade  é  um  dos princípios  orientadores  do Sistema 
Único de Saúde  (SUS) e visa superar a  fragmentação das práticas de saúde, 
garantindo  uma  atenção  holística  às  necessidades  de  saúde  da  população. 
Reduzir  a  crescente  prevalência  das  doenças  crônicas  não  transmissíveis 
(DCNT) e do diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é uma das prioridades de saúde no Brasil e um dos principais desafios dos SUS é garantir uma atenção integral a seus portadores,  incluindo a oferta de atividades  físicas/práticas corporais. No Distrito  Federal  (DF),  o  Programa  de  Educação  e  Controle  do  Diabetes (PECD/DF)  organiza  a  atenção  ao DM  no SUS. No  entanto,  há escassez  de trabalhos  acerca  da  integralidade  e  inserção  de  atividades  físicas/práticas corporais  no  PECD/DF.  OBJETIVO:  Analisar  as  percepções  dos coordenadores  regionais  do  PECD/DF  sobre  a  integralidade  na  atenção  ao portador  de  DM,  incluindo  o  papel  da  atividade  física/práticas  corporais. METODOLOGIA:  O  estudo  possui  caráter  exploratório  e  utilizou  uma 
abordagem  qualitativa.  Entrevistas  semi-estruturadas  individuais  foram 
realizadas com uma amostra de 10 médicos e 4 enfermeiros que coordenam o PECD/DF.  As  entrevistas  foram  gravadas  em  áudio  e  transcritas  na  íntegra com a utilização do software NVivo8. Os dados qualitativos  foram analisados através  de  análise  temática  baseada  em  Bardin  (1994).  RESULTADOS:  A análise  de  conteúdo  identificou  quatro  categorias:  Integralidade;  Elementos para  atenção  integral; Atividade Física;  e Atuação  do  professor de Educação Física.  Oito  coordenadores  percebem  “Integralidade”  enquanto  abordagem integral dos sujeitos,  três coordenadores enquanto atenção nos  três níveis de complexidade  e  outros  três  como  articulação  entre  ações  de  assistência  e prevenção.  Na  categoria  “Elementos  para  atenção  integral”,  o  atendimento multiprofissional,  o  atendimento  humanizado,  as  atividades  educativas  e  a integração  profissional  foram  apontados  como  necessários  para  a 
integralidade.  Na  categoria  “Atividade  física”,  esta  é  percebida  pelos 
coordenadores como parte  importante da atenção ao DM, com predomínio do 
discurso biologicista que relaciona a prática física a benefícios fisiológicos para a  doença/corpo;  e  em  menor  frequência  com  a  promoção  de  vivências  de socialização e apoio social. Na categoria  “Atuação do professor de Educação 
Física”,  aulas  práticas,  palestras  e  consultorias  foram  apontadas  como 
possibilidades  de  atuação  do  profissional  nos  serviços.  CONCLUSÃO:  A 
integralidade  não  é  compreendida  em  todas  as  suas  dimensões  pelos 
coordenadores do PECD/DF. Os elementos apontados como necessários para 
uma  atenção  integral  correspondem  à  integralidade  em  sua  dimensão  de 
abordagem  integral  das  necessidades  do  usuário.  A  atividade  física  e  a 
atuação do professor de educação física são percebidas como parte importante 
da atenção ao DM pelos coordenadores, porém com predomínio de uma visão biomédica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT NTRODUCTION: Comprehensive care is one of the guiding principles of the Brazilian Health System (SUS) and aims to overcome the fragmentation of health practices, ensuring a holistic attention to the health needs of the population. To reduce the increasing prevalence of chronic noncommunicable diseases (NCDs) and type 2 diabetes mellitus (DM2) is a priority for health in Brazil, and one of the main challenges of SUS is to ensure comprehensive care to users, including the provision of physical activity/corporal practices. In the Federal District (DF), the Diabetes Education and Control Program (PECD/DF) organizes DM health care at SUS. However, there are few studies about the comprehensiveness of care and inclusion of physical activity/corporal practices in PECD/DF. OBJECTIVE: To analyze the perceptions of the regional coordinators of PECD/DF on the comprehensive care of people with DM, including the role of physical activity/corporal practices. METHODS: The study is exploratory and used a qualitative approach. Individual semi-structured interviews were conducted with a sample of 10 doctors and four nurses who coordinate the PECD/DF. The interviews were audio taped and transcribed using the software NVivo8. Qualitative data were analyzed using thematic analysis based on Bardin (1994). RESULTS: Content analysis identified four categories: Comprehensive care; Elements for comprehensive care; Physical Activity; and Role of the physical education teacher. Eight coordinators perceive “Comprehensive care” as holistic approach to the subject, while three coordinators see it as attention on the three levels of care and another three as a linkage between healthcare and prevention. In the category "Elements for comprehensive care," the multidisciplinary care, humanized care, educational activities and professional integration were identified as necessary for comprehensive care. In the category "Physical Activity", it is perceived by the coordinators as an important part of DM care, with a predominance of the biological paradigm that relates physical practices to the physiological benefits for the disease/body; and with less frequency to the promotion of social experiences and social support. In the category "Role of the physical education teacher", practical classes, lectures and consultancies have been identified as work possibilities for the professional. CONCLUSION: Comprehensive care is not understood in all its dimensions by the coordinators of the PECD / DF. The elements identified as necessary to comprehensive care correspond to a holistic approach of user´s needs. The role of physical activity and the physical education teachers are perceived as an important part of care for DM by the coordinators, but with a predominance of biomedical view. | 
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) | 
| Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2012. | 
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | 
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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